pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: A estranha "leveza" dos comunistas no Recife.
Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de março de 2016

A estranha "leveza" dos comunistas no Recife.


É cada vez maior a nossa inquietação sobre como o PCdoB irá se comportar em relação às próximas eleições municipais do Recife.E observando as fotos que estão sendo publicadas pela imprensa, em eventos que confirmam a presença de algumas siglas - que já apoiam o prefeito - em seu projeto de reeleição, então, a preocupação é ainda maior. Qual será, afinal, o posicionamento desse partido na quadra local? As fotos em que aparece a figura do vice-prefeito, Luciano Siqueira, ele aparenta está mais contente do que pinto no lixo, ladeado por aquelas figuras emblemáticas da esquerda pernambucana como André de Paula (PSD) e Augusto Coutinho, do Solidariedade. Essas duas legendas já confirmaram que estarão no projeto de reeleição do prefeito Geraldo Júlio. 

Não é muito comum isso. É contraditório até com os princípios que sempre regeram as legendas comunistas - onde o projeto coletivo sempre predominou sobre o indivíduo - mas acredito que esta despreocupação do vice tem relação com um posicionamento já tomado: Ele aposta no projeto de reeleição do prefeito Geraldo Júlio, independentemente das consequências dessa decisão no contexto das eleições municipais de Olinda, que envolve um embate entre comunistas e socialistas. Olinda é Olinda, Recife é Recife. Suas declarações sobre este imbróglio, aliás, sempre foram muito comedidas, dando a entender que apostaria numa via diplomática, com muita vaselina política, nunca no confronto ou ruptura PCdoB/PSB.  

O PCdoB, a julgar por este e por outros comportamentos, parece hoje completamente descaracterizado. Seus membros são cada vez mais egoístas, pragmáticos, individualistas. Nada daquilo que se aprendeu na cartilha comunista de outrora. Para ser fiel à sua história, deveria ser o contrário. Tenho acompanhado com lupas o que ocorre no Estado do Maranhão, com a gestão do comunista Flávio Dino. Ele não corresponde às nossas expectativas... e nem a dos maranhenses que acreditaram nele. Ainda não conseguiu imprimir a marca do seu governo. Num rompante de publicidade institucional anda ao lado do motorista, mas, nas coxias, vem fazendo um governo de fazer corar os mais renhidos sarneysista. Aliás, infelizmente, para ser sincero, os sarneysistas continuam dando as cartas no governo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário