pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Não é um momento muito bom para greves, professores.
Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de março de 2016

Não é um momento muito bom para greves, professores.



Mesmo com a decretação de sua ilegalidade, pela Justiça,os professores da Rede Municipal de Ensino do Recife resolveram entrar em greve. Nesses tempos difíceis - com enormes dificuldades de financiamento da máquina pública - já seria previsto que a Justiça decretasse a sua ilegalidade, creio, sobretudo em razão do comprometimento da Lei de Responsabilidade Fiscal do Município. Nesses momentos bicudos, se depender da Justiça, todas as greves no serviço público serão decretadas ilegais. Somente neste ano, mais de uma categoria de servidores resolveram sentar à mesa de negociações ou mesmo abdicarem de alguns dos seus pleitos, em razão do momento nada propício para os movimentos paredistas. Os professores do Estado e os policiais civis podem ser encaixados entre essas categorias. 

A fala acima parece até reproduzir a percepção de quem está do lado dos patrões ou a de um "pelego", aqueles sindicalistas que fazem o jogo do capital, por vezes até comprados. Não é este o caso. Como professor, entendo serem justas e legítimas as reivindicações da categoria. Entendo, também, que há sérios problemas de gestão da máquina, inclusive as conhecidas inversões de prioridades, onde as recomposições das perdas salariais dos servidores ficam relegadas a segundo plano. Aliás, quando o quesito é má-gestão, não tenho dúvidas de que os professores dariam uma nota ínfima aos seus atuais gestores. 

A questão, volto a repetir, é que a máquina pública, no momento, encontra sérias dificuldades para fechar a conta. Por culpa dos gestores? Sim. Eles possuem sua parcela de culpa. Há graves problemas na gestão da Rede Municipal de Ensino do Recife, refletidos, inclusive, nos baixos resultados alcançados nos indicadores de educação. Faz algum tempo que o Recife é uma das capitais com um dos piores desempenhos. Trata-se de um problema de tática de luta. Na nossa opinião, outras formas de enfrentamento deveriam ser esgotadas. A greve, no momento, pode resultar num enorme desgaste para a categoria, com multas pesadas ao sindicato que os congrega. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário