pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Liminares que tentam impedir posse de Lula caíram nas mãos de Gilmar Mendes. Que azar!
Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de março de 2016

Liminares que tentam impedir posse de Lula caíram nas mãos de Gilmar Mendes. Que azar!







Como se dizia antigamente, por uma dessas infelicidades do destino, as liminares impetradas com o propósito de impedir a posse do Ministro da Casa Civil, Luiz Inácio Lula da Silva, serão apreciadas pelo ministro Gilmar Mendes do STF. Por que afirmamos tratar-se de uma infelicidade? é que o ministro Gilmar Mendes, em entrevista, logo após tomar conhecimento da notícia de que Lula assumiria a Casa Civil do Governo Dilma Rousseff esboçou uma reação de descontrole, aprioristicamente reprovando a medida. Nos parece que a decisão é tomada através de um sorteio. Caiu o nome de Gilmar Mendes. 

Entre os ministros daquela corte, Gilmar Mendes talvez seja o mais próximo dos tucanos, o que leva algumas pessoas a advogarem que ele poderá julgar essas limiares sem a isenção necessária, assim como o juiz de primeira instância que concedeu liminar que proibia a posse de Lula como ministro. Catta Preta, este é o nome dele, foi flagrado, no dia 13, nas manifestações de rua que pediam o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Sobretudo nesses momentos de agudeza da crise política, tudo, inclusive a justiça, nos parece muito polarizado. 

As críticas ao poder Judiciário, interceptadas nos diálogos grampeados do ex-presidente Lula produziram um tsunami na STJ e no Supremo Tribunal Federal, com pronunciamentos duros dos seus membros. A cobertura que a TV Globo deu a esses pronunciamentos é algo que apenas coaduna com os seus propósitos indisfarçáveis. Pego com as cuecas nas mãos, num desses momentos de descontração - onde ninguém poderia imaginar que estaria sendo grampeado - Lula fez alguns desabafos que desagradaram os magistrados. A solução foi soltar uma notinha pública, onde tenta encerrar a polêmica, pedindo apenas que, no caso dele, faça-se justiça. Vamos ficar torcendo que Gilmar Mendes, em nome dessa justiça, faça um julgamento isento dessas liminares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário