pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Lula nomeado para a Casa Civil. A crise política chega ao seu epicentro.
Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de março de 2016

Lula nomeado para a Casa Civil. A crise política chega ao seu epicentro.




O Governo Dilma vive um momento muito difícil. Lula vive um momento muito difícil. Em situações como esta, contar com a solidariedade de um amigo pode, de fato, fazer uma grande diferença. É neste contexto que se percebe, tanto da parte de Dilma quanto da parte de Lula, inciativas de ajuda mútuas e sinceras.Não embarco aqui naquelas conversas que advogam que Lula, na realidade, estaria interessado em que o barco de Dilma naufragasse. Prefiro acreditar que ele gostaria de ajudá-la, assim como ajudar o país, ajudando a criar as condições mínimas de governabilidade. A grande questão é em que circunstâncias isso poderá ocorrer. Por enquanto, as "soluções" apresentadas estão sugerindo mais problemas do que solução. 

Convidar Lula para assumir um ministério, com o aval do PMDB, numa espécie de semi-parlamentarismo, apenas prolongaria a agonia de Dilma Rousseff, uma vez que Lula passaria a "mandar" no Governo, relegando a presidente à condição de uma rainha da Inglaterra. Um outro fato relevante é a nossa frágil estrutura partidária, que não comporta experiências como esta. Pontualmente, percebe-se a estratégia indisfarçável dos petistas de livrar Lula das agruras da Operação Lava Jato, oferecendo-se um foro privilegiado, longe da sanha daquele juiz do Paraná. 

Por outro lado, começam a pipocar, por parte a oposição, os possíveis impedimentos do ex-presidente em assumir um cargo público. É como se Lula não passasse pelo aval do Gabinete de Segurança Institucional, em razão das denúncias atribuídas a ele. Para evitar tanta polêmica em torno do assunto, talvez fosse melhor mesmo deixar Lula onde está para que, com serenidade, ele possa enfrentar a justiça, respondendo sobre as ilações ou acusações que estão sendo imputadas a ele. 

P.S.: Escrito à tarde, o post apenas antecipou o que poderia ocorrer. A capital federal tornou-se um pandemônio depois da liberação de áudios gravados, com autorização da justiça, da fala de Lula com políticos, amigos e com a presidente da República, Dilma Rousseff. Neste momento, também estão ocorrendo manifestações públicas contra a nomeação de Lula para a Casa Civil do Governo Dilma. Chegamos, infelizmente, no epicentro de uma crise política sem precedentes. A trama com o propósito de inviabilizar politicamente o Governo de coalizão petista está muito bem urdida. Os áudios vazaram no momento exato em que Lula acenava para tirar Dilma do atoleiro em que ela se encontra metida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário