pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Corvil de conspiradores contra a democracia.
Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de abril de 2023

Editorial: Corvil de conspiradores contra a democracia.



A CPMI sobre os atos golpistas de 08 de janeiro chegou a um estágio onde não existe mais a possibilidade de recuo. Senhas de telefones celulares de um dos conspiradores presos foram liberadas e as conversas são sensivelmente comprometedoras, envolvendo atores políticos importantes, sobre os quais não se sabia a sua real participação naqueles episódios do dia 08 de janeiro. Imagens de câmaras do Palácio do Planalto, que estão circulando nas redes sociais, evidenciam fatos ainda mais comprometedores, como a presença do general, comandante do GSI, orientando os golpistas de turno, com direito a água mineral e cafezinho. Entende-se, agora, porque, contraditoriamente às críticas ao GSI bolsonarista, o Governo Lula também objetivava manter sigilo sobre essas imagens. 

Em princípio, já se confirma uma tese,a de que Lula, como ele insinou em entrevista logo após aqueles episódios, tinha informaçoes ou suposições corretas sobre a hipótese de portas escancaradas para os baderneiros fazerem a festa. Essas revelações históricas sao importantíssimas. Ajudam a esclarecer e até mesmo a recontar alguns episódios históricos. Há alguns anos atrás, o brasilianista Kenneth Maxwell, produziu um excelente trabalho sobre a Inconfidência Mineira. Numa pesquisa exaustiva, sobretudo nos autos da devassa, com acesso aos depoimentos e motivações da condenação dos inconfidentes. O historiador americano acabou atenuando as narrativas nativistas em torno do assunto, evidenciando que os inconfidentes, na realidade, eram pessoas de classe média com fábulas de dívidas junto à Coroa Portuguesa. A traição de Silvério dos Reis, por sua vez, teve muito a ver com as negociações em torno do perdão de dívidas concedidos pela Coroa. 

Aqui em Pernambuco, igualmente, o grande historiador Evaldo Cabral de Mello, um dos maiores estudidioso do período de ocupação holandeses do Nordeste, não desconhece as renhidas e patrióticas batalhas travadas entre os portugueses e brasileiros contra os soldados da WIC (Companhia das Índias Ocidentais), no curso da Insurreição Pernambucana, mas observa, como tela de fundo, uma ampla negociação entre portugueses e holandeses, onde os lusitanos "indenizaram' os holandesses para que eles se afastassem das exploração da província. 

Uma CPMI sobre os atos do dia 08 de janeiro também poderia produzir este propósito, ou seja, trazer à luz alguns fatos ainda desconhecidos. Há, igualmente, a necessidade urgente de se fazer uma ampla reavialiação do papel exercido por este Gabinete de Segurança Institucional. Se analisarmos bem, esses problemas antecedem, até, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Nos Estados Unidos, considerado um modelo de democracia liberal, as informações que vazaram do FBI, através do "Garganta Profunda", derrubaram o presidente Richard Nixon.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário