pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: O ovo da serpente
Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de abril de 2023

Editorial: O ovo da serpente

 



O Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, através do Ministério da Justiça, está solicitando à rede social Twitter a exclusão de 270 contas que, em algum momento, teriam tentando associar o agressor do ataque recente a uma creche em Blumenau ao atual presidente. Ainda não entendi qual a associação que estaria sendo feita, mas essas hordas de bolsonaristas radicais são capazes de tudo. Se não houver nada, eles inventam, plantam, afinal, se especializaram em espalhar fake news. Na realidade, o que ocorre é exatamrnte o contrário. Todos os envolvidsos nessas tragédias recentes do país têm, de alguma forma, alguma ligação ou, no mínimo, simpatias pelo bolsonarismo. 

Não cansamos de repetir por aqui que precisamos ficar atentos, pois esses radicais encontram estufa numa sociedade como a nossa, forjada na desigualdade, no racismo, na instituição da escravidão, em práticas genocidas, pois exterminou povos originários, matou escravos de açoites ou nos trabalhos forçados, ainda mata as mulheres e os gays. Ontem líamos algo que nos remetem ao Ovo da Serpente, de Ingmar Bergman, particularmente às suas condições ideais de eclosão, mais recentemente, na cidade de Blumenau, em Santa Catarina. 

Trata-se de um dado histórico revelador. Na década de 30 do século passado a cidade de Blumenau tinha o maior partido Nazista fora da Alemanha, o que significa confirmar a hipótese da estufa, tão invocada por aqui por este editor. Não podemos continuar dormindo o sono político que produziu o monstro. Todas as medidas legais e institucionais precisam ser adotadas contra essas práticas no país. Grupos de orientação nazista nunca crescerem tanto no Brasil com nos últimos quatro anos do desgoverno anterior, embalados pela pregação do ódio como arma política para atingir os adversários. Não podemos ser tolerantes ou indiferentes com essa gente.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário