pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: A pregação do ódio produz mais uma tragédia. Desta vez em Goiás.
Powered By Blogger

terça-feira, 11 de abril de 2023

Editorial: A pregação do ódio produz mais uma tragédia. Desta vez em Goiás.



Na década de 30 do século passado, quando o Nazismo começava a mostrar sua face mais cruel na Alemanha, tornou-se emblemático um episódio onde crianças alemãs, incitadas pelo pregação do ódio contra os judeus, passaram a agredir um grupo de crianças judias. O episódio tornou-se emblemático porque, geralmente, crianças não costumam tomar essas atitudes, principalmente contra outras crianças, resguardados alguns casos específicos ou circunstâncias particulares. Há várias leituras possíveis aqui, mas uma delas diz respeito ao poder indutor produzido pela máquina de progagação do ódio conduzida pelos nazistas, atingido os diferentes estratos estários da população alemã, inclusive as crianças.

Estão se tornando recorrentes os ataques em escolas por todo o país. O mais recente deles em Blumenau e, agora, este ocorrido em Goiás, onde um aluno esfaqueou três outros colegas de classe. Felizmente, todos estão bem. O Ministro da Justiça, Flávio Dino, está adotando todas as medidas possíveis, junto como os dirigentes dessas plataformas de redes sociais, no sentido de suspender contas de usuários que poderiam estar estimulando esses ataques através dos seus perfis. Trata-se de algo inominável, mas, a rigor, pelas primeiras estimativas, o número desses perfis é expressivo, chegando a 270 a princípio.

Estamos pagando a conta do desgoverno anterior, onde o ódio foi destilado; a mentira tornou-se uma arma política; os "inimigos" foram identificados; o assédio tornou-se prática recorrente; reputações foram postas na lama, consoante interesses comezinhos; os maus exemplos vem de cima; estimulou-se o uso da violência. Ainda hoje circula nas redes sociais a imagem de Lula algemado, postado por um Senador da República, que deveria estar pensando em um país melhor para todos, nunca estimulando o ódio entre partidários "L" ou "B". Pior do que isso é a população não ter a consciência política necessária para, através do voto, impedir esses aventureiros de chegaram às casas legislativas do país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário