pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Governo reconhece violações de direitos dos quilombolas de Alcântara
Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de abril de 2023

Editorial: Governo reconhece violações de direitos dos quilombolas de Alcântara



Eis aqui uma notícia que não obteve grande repercussão na mídia, mas reveste-se de uma grande importância: O Governo Lula, através do Ministério dos Direitos Humanos, acaba de reconhecer as violações de direitos aos quais foram vítimas as comunidades quilombolas de Alcântara, no Maranhão, quando foram deslocados de suas terras originárias para a construção da Base de Lançamento de Foguetes. Cabe, inclusive, eventuais reparações. 

Conhecemos bem esse drama, uma vez que realizamos alguns trabalhos de pesquisa naquelas comunidades, estabelecendo contatos diretos com os remanescentes de quilombos locais, que tiveram suas vidas e sua cadeia de sobrevivência econômica bastante prejudicadas com as mudanças que tiveram que ser executadas a partir da construção da base de lançamento de foguetes, dentro de terras quilombolas, num terreno que teria sido um cemitério no passado, daí aquele acidente que vitimou toda a cúpula de cientistas brasileiros, que acompanhavam o lançamento de um foguete, segundo as crenças locais. 

Há quem diga que houve sabotagem, o que não seria de todo improvável, quando se sabe, por exemplo, que os cientistas que trabalham no desenvolvimento de uma bomba atômica para o Irã são sumariamrnte executados, alguns deles até junto com suas famílias. A profissão mais perigosa no Irã é ser Físico Nuclear. Mas, vamos deixar essas intrigas internacionais e voltar à nossa aprazível Alcântara, onde este editor, quando esteve por aquelas bandas do Maranhão, teve o privilégio de saborear uma corvina fresca, acompanhada de arroz colorido e um legítimo suco de cupuaçu do amazonas. 

Nas entrevistas que realizamos, seja com os quilombolas, seja com representantes de entidades que defendem os interesses dessas comunidades, só escutamos problemas. Até para o recolhimento do coco babaçu as mulheres locais precisam pedir autorização ao pessoal da Aeronáutica. Ponto para o ministro Sílvio Almeida que, comendo o mingau quente pelas beiradas, vem se transformando num dos nomes mais importantes do Governo Lula. No dia de ontem, durante audiência no Senado Federal, deu uma aula de civilidade  e republicanismo nos senadores oposicionistas que primavam pelo escárnio e pela baixaria. Não se esperava menos dele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário