pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Lewandowiski mantém julgamento de Moro no STF
Powered By Blogger

terça-feira, 11 de abril de 2023

Editorial: Lewandowiski mantém julgamento de Moro no STF

Crédito da foto: André Borges (EFE)


As acusações que pesam contra o ex-juiz da Lava-Jato, Sérgio Moro, a partir das declarações do ex-advogado da Odebrecht, Taca Duran, serão mesmo julgadas pelo Supremo Tribunal Federal, conforme decisão do ministro Ricardo Lewandowiski. Moro afirmou que não gostaria de ser julgado pelo STF, sugerindo que irá recorrer da decisão. É natural que ele tem todo o direito de recorrer, mas é muito pouco provável que a decisão do ministro seja revogada, acredito que pelo próprio pleno do STF. É, por falar em pleno, hoje até ministro indicado para Corte pelo presidente Bolsonaro votou contra ele numa ação que envolvia o nome do ministro Alexandre de Moraes.  

As preocupações de Moro fazem todo o sentido, se considerarmos a linha de isenção jurídica e republicana que será adotada por aquela Corte em relação ao seu julgamento. As acusações do advogado Taca Duran, muito bem documentadas, são gravíssimas e podem criar alguns embaraços para o mandato conquistado pelo ex-juiz. Ele anda de namoro com o Partido Novo, que poderá ser uma alternativa, quem sabe, para as suas pretenções de tornar-se uma opção de direita para as eleições de 2026. 

O União Brasil esta cada vez mais próximo de um acordo com o Governo Lula, o que cria uma situação de desconforto para o senador. Se ele se sair bem no julgamento do STF, ainda assim, resta a Comissão de Ética do Senado Federal que, comandada pelo PT, procura cabelos em ovos para criar uma situação de um eventual pedido de cassação do mandato do senador. Vamos ser francos. O PT tem muitos inimigos, nenhum deles, porém, mais visado do que o ex-juiz da Lava-Jato, que, com suas sentenças, fez muitos inimigos, alguns deles hoje na condição de companheiros de parlamento, que podem se associar ao PT neste projeto de vingança.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário