Acompanhamos de perto, pela manhã, a abertura dos trabalhos da CPMI do INSS. Ouvimos o presidente dos trabalhos, o senador mineiro Carlos Viana(PO-MG), e o relator, o deputado federal pelo estado de Alagoas, Alfredo Gaspar (União-AL). Promotor Público experiente, Alfredo estabeleceu as diretrizes que devem orientar os seus trabalhos na comissão, que deve atingir os corruptos de todas as matizes ideológicas, ou seja, se o caboclo meteu a mão no minguado dinheirinho dos aposentados será alcançado, independentemente de ser simpático ao petismo ou ao bolsonarismo. Alfredo Gaspar se coloca como um político assumidamente de direita, mas adverte que a inclinação ideológica não interferirá na sua condução dos trabalhos, tampouco na confecção do relatório final.
Conforme suspeitávamos, a direita mais radical, no entanto, estabeleceu uma expectativa bem robusta sobre os trabalhos da comissão, algo que deve ir além da punição dos atores e entidades responsáveis direitos pelas fraudes, ou seja, atingindo os governantes de turno. Faz todo o sentido as preocupações do Planalto sobre os rumos que poderão tomar esta comissão. Estamos tratando aqui de um processo de corrupção sistêmica - até o nome de Jorgina de Freitas, maior fraudadora do INSS, foi lembrado durante os trabalhos - algo que remete a um cuidado com as narrativas que estão sendo construída pelo Governo Lula 3 sobre o assunto. Desde o início esta narrativa se apresentou bastante frágil, sem consistência alguma. O próprio ex-Ministro da Previdência, Carlos Lupi, admitiu que sabia dos problemas e tomou medidas "tardias" ou insuficientes para estancar os danos aos aposentados.
Uma das conduções mais criticadas neste primeiro dia dos trabalhos foi a fórmula como o Governo Lula 3 administra essa questão, sob a clivagem jurídica, com as medidas junto ao STF, assim como em relação ao aporte de recursos que estão sendo utilizados para ressarcir os aposentados, que são recursos do tesouro, ou seja, somos nós que pagamos esta conta. Vamos aguardar os rumos dos trabalhos daqui para frente, mas podemos concluir que tivemos uma arrancada inicial bastante promissora.

Nenhum comentário:
Postar um comentário