pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: De quem é a culpa pelo tarifaço?
Powered By Blogger

domingo, 17 de agosto de 2025

Editorial: De quem é a culpa pelo tarifaço?



O jornal Folha de São Paulo, em sua edição de hoje, 17, traz uma pesquisa bastante interessante acerca da culpa pela imposição do tarifaço do governo dos Estados Unidos sobre os produtos de exportação brasileiros. Em primeiro lugar, é prudente afirmar que, infelizmente, sugere-se que estamos diante de um impasse sem solução. Não se trata de um problema de diálogo, como alguns analistas sugerem. A questão é que o Governo Lula não irá ceder às exigências políticas implícitas nessas medidas, traduzidas na reabilitação política do ex-presidente Jair Bolsonaro. O julgamento do ex-presidente já está marcado para o início do próximo mês e, salvo melhor juízo, a possibilidade de condenação do núcleo crucial da tentativa de golpe de Estado será confirmada. 

Mesmo que o diálogo fosse aberto - sabe-se que o Governo Lula 3 até tentou inúmeras vezes - a proposta seria no campo econômico e não político. A narrativa de que Lula não se esforçou o suficiente é uma narrativa construída e plantada pela oposição. Como estamos vivendo na era das narrativas - da pós-verdade, portanto - uma mentira, quando maliciosamente concebida  e disseminada pelas big techs pode se constituir numa verdade absoluta, incontestável. É neste sentido que esta pesquisa da Folha de São Paulo deve trazer preocupações ao Palácio do Planalto. Afinal, para 35% das pessoas ouvidas, Lula é o culpado pela imposição do tarifaço. Juntos, Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro somam 39%, um escore que, somados, supera o de Lula, mas, isoladamente, o ex-presidente é culpado para 22% dos entrevistados. 

As torcidas organizadas estão se digladiando pelas redes sociais, mas o assunto é muito sério. O Governo Lula 3 mostra uma preocupação crescente me relação a movimentação de tropas americanas no mar do Caribe, sob o argumento de combater os carteis de drogas na região. Como já havíamos previsto por aqui, as conversas entre Donald Trump e Vladimir Putin, com o propósito de encerrar a guerra na Ucrânia, acabaria por trazer uma solução ao conflito com prejuízo para Ucrânia. Tudo estaria ajustado no sentido de a Ucrânia ceder território para a Rússia. Resiliente, o presidente da Ucrânia já declarou que irá concordar com a "solução". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário