pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Oposição pretende obstruir pauta no Legislativo.
Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Editorial: Oposição pretende obstruir pauta no Legislativo.


Na realidade, esta obstrução de pauta já está configurada. Os presidentes da Câmara Federal, Hugo Motta, assim como David Alcolumbre, que preside o Senado Federal, já convocaram uma reunião de lideranças partidárias com o propósito de tentar esfriar os ânimos entre os membros da oposição, uma vez que a leitura é que os mesmos estão extrapolando limites em suas atitudes de protesto. Não sabemos se uma reunião de lideranças partidárias será suficiente para esfriar os ânimos, uma vez que a corda está muito esticada neste cabo de guerra, conforme assinalamos no dia de ontem. Nossa democracia, que resistiu a uma tentativa de golpe, hoje encontra enormes dificuldades de concretizar a punição aos envolvidos. É disso que se trata. 

Anistiar os envolvidos na tentativa de golpe de Estado de 08 de janeiro de 2023 significa que na próxima esquina estaremos de novo submetidos ou expostos a novas manobras autoritárias, algo recorrente no país, sobretudo em razão do "tapinha nas costas" do passado. Quem defende anistia a golpistas não pode se arvorar de democrata. Quadra difícil que o país enfrenta neste momento. O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes, do PL do Rio de Janeiro, depois da pressão exercida pela oposição, já afirmou que, na primeira oportunidade em que vir a substituir Hugo Motta na Presidência da Câmara dos Deputados, pautará o projeto de anistia, conforme desejo antigo dos bolsonaristas. 

Como já informamos em outros momentos, eles não estão preocupados com os condenados pelo badernaço promovido na Praça dos Três Poderes. Eles desejam, na realidade, como se diz popularmente, livrar a cara dos golpistas graúdos. Sobre os envolvidos naquelas manifestações que depredaram patrimônio da União, até o Judiciário já sinalizou que poderia rever a dosimetria das penas aplicadas, mesmo em se sabendo que o combustível que moveu aquelas mobilizações populares era um combustível golpista. O pipoqueiro não estava vendendo pipoca, tampouco o vendedor de sorvete. Se depender da Suprema Corte, não haverá anistia aos mentores e articuladores do golpe de Estado. É assim que tem que ser numa democracia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário