pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Lula não liga para Trump.
Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Editorial: Lula não liga para Trump.

 



Até bem pouco tempo, os dois presidentes, Lula e Donald Trump, mostraram disposição para manter um diálogo em torno das tarifas impostas pelo governo americano aos produtos de exportação brasileiros. Ontem, porém, o presidente Lula afirmou que não iria ligar, uma vez que considerava uma humilhação um chefe de Estado se submeter a uma situação do gênero, considerando, sobretudo, que o presidente Donald Trump não estava nenhum pouco interessado em conversar. Talvez Lula tenha razão, mas não custava tentar, se considerarmos a gravidade da situação. Há uma lista enorme de presidentes que abriram um diálogo com os Estados Unidos em torno dessas famigeradas tarifas. Chefes de Estado precisam engolir alguns sapos no exercício de suas funções. As bravatas ficam para o palanque, no momento das eleições. 

Os Estados Unidos, ao apagar das luzes dos prazos finais estipulados, aboliu uma enormidades de produtos da lista macabra dos 50%, mas, por outro lado, manteve alguns outros produtos, o que seria suficiente para produzir danos consideráveis às exportações brasileiras, aos nossos produtores e, principalmente, aos trabalhadores daquela setor, como é o caso dos empregados na produção, colheita e processamento das frutas produzidas no Vale do São Francisco, no Sertão pernambucano. A governadora Raquel Lyra tem mantido gestões junto ao Governo Federal para encontrar uma solução para o problema. Fala-se muito numa solução interna, para o escoamento da produção. Não sei se o consumo interno daria conta de produção. 

Ficamos aqui a imaginar se a decisão de não ligar para Trump foi uma decisão pessoal de Lula ou teve o dedo de algum assessor enviesado por questões ideológicas, que devem ser minimizadas neste momento. Na realidade, os dois presidentes estão de birra, submetidos às escaramuças de lado a lado. Desde o momento em que foram iniciadas essas contendas, a situação apenas se agravou do ponto de vista político. O presidente Donald Trump deseja a reabilitação política do ex-presidente Jair Bolsonaro para disputar as eleições presidenciais de 2026, algo que o país não pode assegurar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário