pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Tropa de choque do Governo na CPMI do INSS.
Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Editorial: Tropa de choque do Governo na CPMI do INSS.

 



A Oposição comemora até hoje a mudança na composição da CPMI do INSS, quando conseguiu reverter uma tendência favorável ao Governo. Os oposicionistas jogam todas as fichas nesta CPMI, numa expectativa que sugere ir além de um mero desgaste do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula recupera seus índices de popularidade em meio às tormentas internas e externas. Algumas dessas ondas, aliás, ajudaram o petista a recuperar seus índices de popularidade, como a guerra diplomática com o Governo Trump. Diferentemente da CPI do MST, que era algo mais específico e pontual, a CPMI do INSS é bem mais ampla e promete holofotes e investigações que podem causar um dano de imagem bem maior ao Governo. 

Os governistas já fizeram sua mea culpa em relação à derrota sofrida. Tivemos o oba oba de já ganhou, desatenção, desarticulação e até boicote, como o corpo mole de alguns parlamentares, como que desejando passar um recado ao Governo. Nos últimos dias, o Governo Lula tratou de lavar as roupas sujas e recompor a tropa, após reuniões tensas, onde a estratégia foi praticamente definida. O próprio Lula conversou a respeito com seus auxiliares. Quem comandará a tropa é o deputado federal pelo Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, ex-Ministro das Comunicações. Não consideramos que foi uma boa escolha, mas agora a ordem é conter os danos, evitando exposições de alguns atores, entre eles o Frei Chico, irmão de Lula. 

Os trabalhos da CPMI do INSS começam amanhã, 26, pela manhã. Nesses primeiros dias, o senador Carlos Viana, Presidente da Comissão, se encarregará de definir as diretrizes de trabalho e aprovar requerimentos de convocações. Pelo andar da carruagem política, será muito improvável a blindagem de Frei Chico, o irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Outro nome certo é aquele careca que não gosta de ser chamado de careca, um verdadeiro arquivo vivo sobre a engenharia de corrupção utilizada pelos gatunos do erário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário