pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Motta está disposto a punir os amotinados.
Powered By Blogger

sábado, 9 de agosto de 2025

Editorial: Motta está disposto a punir os amotinados.


O Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, parece mesmo resoluto na decisão de aplicar uma punição aos deputados envolvidos no motim que paralisou os trabalhos daquela Casa Legislativa recentemente. Tudo tem um custo político que precisa ser muito bem avaliado. O presidente Lula, numa declaração recente em torno do comportamento desses parlamentares, chegou a sugerir até mesmo uma cassação de mandato. O precedente é complicado, depõe contra as boas práticas democráticas e republicanas e, como tal, precisa ser repelido e combatido, sob pena de tais práticas se tornarem rotineiras, principalmente se considerarmos o perfil desses parlamentares amotinados. 

Hugo Motta já teria acionado a procuradoria da Casa com este objetivo, onde cinco parlamentares, devidamente identificados, poderão serem punidos por seis meses, afastados das atividades parlamentares, sem receber seus salários. Hugo Motta saiu bastante desgastado deste embate com os parlamentares da oposição bolsonarista, que desejam pautar o PL da Anistia a todo custo. O danado é que, segundo dizem, o acordo teria sido fechado com Hugo Motta antes de sua eleição para a presidência da daquela Casa. Uma coisa são os acordos firmados antes das eleições e outra, bem diferente, é o cotidiano da gestão. Entre um intervalo e outro, muitas coisas se sucederam, como os alertas de que os outros Poderes da República não estão dispostos a perdoarem aqueles que atentaram contras as nossas instituições democráticas recentemente. Registre-se também que a população brasileira, em sua maioria, também não concorda com a anistia, segundo alguns levantamentos já realizados. 

Outro impasse diz respeito à ideia fixa da oposição bolsonarista em mover montanhas para tentar viabilizar o impeachment de membros da Suprema Corte. Talvez mais incisivo do que Hugo Motta, Davi Alcolumbre já antecipou que a proposta não anda nem com 81 assinaturas. No dia de ontem, o Executivo impôs 61 vetos ao PL da Devastação, uma proposta indecente, aprovada durante a madrugada, que vinha a calhar com a sanha das motosserras. Em declaração recente, a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, declarou-se satisfeita com os vetos do presidente Lula, o que significa dizer que, pelo menos por enquanto, ainda podemos respirar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário