pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Novas fraudes no programa "Farmácia Popular".
Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Editorial: Novas fraudes no programa "Farmácia Popular".



Uma CPMI sob o controle absoluto da Oposição não podia dá noutra coisa: dores de cabeça para o Governo Lula 3. Segundo levantamento divulgado pela coluna Diário do Poder, já são mais de 300 requerimentos apresentados e os trabalhos, a rigor, só começam na próxima terça-feira, dia 26. A expectativa é grande em torno do assunto. José Ferreira da Silva, Frei Chico, irmão de Lula, já superou até mesmo aquele "careca" que não gosta de ser tratado como "careca". Acompanhamos de perto o trabalho dessas comissões, principalmente pelo aprendizagem que elas possibilitam. Na CPI sobre o MST, por exemplo, tivemos várias aulas sobre a reforma agrária no país, tema de preocupação até mesmo entre os militares que assumiram o poder a partir de 1964. Por ali deu para se ver que alguns problemas estruturais relativos às diversas iniciativas de políticas públicas nesta área não podem ser avaliados apenas pela lente da ideologia. 

O país tem algumas dívidas que nossas elites nunca permitiram que fossem saldadas. A reforma agrária é uma delas. Outro aspecto importante é observar como andam as tecnologias ilícitas usadas por essas quadrilhas no tocante aos desvios dos recursos de nossos impostos. Não faz muito tempo, a Polícia Federal empreendeu uma ação de busca e apreensão no estado da Paraíba, onde foram apontados indícios de fraudes com o Programa Farmácia Popular. Estimou-se à época um rombo superior aos R$ 40 milhões de reais. No caso da Paraíba, o mais curioso era a existência de endereços de farmácias localizadas até em terrenos baldios. Hoje tomamos conhecimento de novas fraudes, desta vez em Minas Gerais, onde, de acordo com as investigações da PF, da Controladoria Geral da União e até de uma auditoria interna do próprio Ministério da Saúde, os gatunos do erário estavam registrando medicamentes "entregues" que não chegavam às mãos dos beneficiários fictícios. 

Fraudes no Brasil nunca foram uma novidade. O país continua sendo um dos mais corruptos do mundo, com ligeiras variações aqui e ali. Neste momento, por exemplo, estamos em alta, com a ascendência desses índices. O que os investigadores devem ficar atentos é sobre o modus operandi dessas quadrilhas, quase sempre muito semelhantes, independentemente do objeto do desvio. As fraudes constatadas na região Norte em relação aos recursos do seguro defeso, por exemplo, é similar ao que ocorreu no INSS e a um programa que o Ministério do Desenvolvimento e Segurança Alimentar mantinha com ONG's que tinham como objetivo o fornecimento de refeições. Algumas dessas ONG's funcionavam em endereços inexistentes e inflacionavam o número de refeições "oferecidas". Uma delas foi descredenciada aqui em Pernambuco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário