pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Democratas de todo o país, uni-vos.
Powered By Blogger

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Editorial: Democratas de todo o país, uni-vos.

 


O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, tem razão quando afirmou recentemente, durante uma entrevista, que o país esteve na iminência de mergulhar num pântano institucional. Com muito esforço, expondo-se diuturnamente, alguns atores foram fundamentais para evitar tal desastre, onde todos pagaríamos um preço muito alto, submetendo as gerações seguintes às agruras do autoritarismo, do medo, da insegurança jurídica, da perseguição, da incerteza, do tolhimento das liberdades individuais e coletivas. Com essas coisas não se brinca. Ainda hoje o país enfrenta os reflexos perversos de um longo, tenebroso e indesejável inverno ocorrido a partir de 1964. 

Nos últimos anos, aparelharam a burocracia pública com militares suscetíveis às aventuras golpistas; corromperam as instituições de segurança e inteligência de Estado; ameaçaram a sublevação da ordem do Estado Democrático de Direito; suspeita-se que espionaram e perseguiram desafetos; prepararam todo o terreno para o pântano institucional ao qual o ministro Gilmar Mendes se refere. Chamados à responsabilização dos seus atos, hoje eles procuram artifícios para continuarem impunes, desafiando as instituições democráticas e, muito provavelmente, se articulando para tramaram, mais uma vez, contra os interesses de nossa democracia. 

O julgamento público e transparente - talvez algo inédito no mundo, como se referiu recentemente o Ministro Alexandre de Moraes - serviu para expor as vísceras da armação dantesca que estava em curso.  Um general de Exército admitiu ter sido ele o autor do plano Punhal Verde e Amarelo, que previa o assassinato de ministros e autoridades da República. Se um general faz esta confissão, vocês bem pode imaginar como as peças estavam se movendo nos estertores ou sobre o que se passava na cabeça dos "guardas da esquina". Pode-se imaginar filas de candidatos a se tornarem os Ustras de 1964. Os democratas deste país precisam se unir, cerrar fileiras em torno desses atores que estão atuando na linha de frente, em defesa de nossas instituições democráticas, lutando ferozmente contra seus usurpadores. Democratas de todo o país, uni-vos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário