pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Motim bolsonarista impede andamento dos trabalhos no Legislativo.
Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Editorial: Motim bolsonarista impede andamento dos trabalhos no Legislativo.



A confusão armada pela oposição bolsonarista no Legislativo permanece, levando os presidentes das duas Casas a adotarem medidas mais substantivas para assegurar o andamento dos trabalhos. A Folha de São Paulo, em sua edição de hoje, 07, trata o caso como um motim. Eles desejam impor uma pauta na marra, passando por cima do ordenamento ou dos trâmites normais, onde as discussões passariam, necessariamente, pela clivagem e liderança de Hugo Motta, Presidente da Câmara dos Deputados, e do senador Davi Alcolumbre, Presidente do Senado Federal. No dia de ontem, durante uma entrevista, o Ministro do Supremo Tribunal, Gilmar Mendes, assinalou que não apenas a Suprema Corte, mas os brasileiros e brasileiras, de uma maneira geral, devem ser gratos ao Ministro Alexandre de Moraes. Não fosse por ele, o país poderia ter mergulhado num pântano institucional. 

É exatamente isso o que os bolsonaristas tentam provocar, ora convocando manifestações de ruas, ora articulando contra os interesses do país e de nossas autoridades da Suprema Corte no exterior, ora travando a pauta do nosso Legislativo. Ações articuladas que tentam impor sua vontade, atropelando os ordenamentos de praxe. Ao que se sabe, votações importantes, como a que asseguraria os créditos suplementares para honrar a devolução dos recursos subtraídos indevidamente dos aposentados, assim como a isenção de impostos de renda para quem ganha até dois salários mínimos deixaram de ser apreciadas. Eles tomaram de assalto o assento dos presidentes das duas Casas Legislativas. 

Salvo melhor juízo, Davi Alcolumbre, Presidente do Senado Federal, já antecipou que não irá pautar nenhum pedido de impeachment de ministro do STF. A questão da proposta de anistia aos envolvidos na tentativa de golpe de Estado, mesmo que aprovada, esbarra numa sinalização já antecipada da Suprema Corte no sentido de que se trata de uma proposta inconstitucional. As nossas instituições democráticas estão dispostas a punirem com o rigor da lei aqueles que tramaram contra a nossa democracia. Que assim seja.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário