pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: A solidez da democracia brasileira na capa da The Economist.
Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Editorial: A solidez da democracia brasileira na capa da The Economist.



Alguns formadores de opinião sugerem que não estamos passando por um momento que se possa chamar de plenitude democrática. Ao contrário, o país estaria caminhando para um processo de venezualização, sobretudo depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contingenciado pela política externa americana, passou a estreitar os laços com os vizinhos amazônicos, de governos que não são considerados de democracias consolidadas. Os olhares dos analistas internacionais, no entanto, sugere-se que tenha uma acuidade maior, ou seja, contemplam o processo de mais uma tentativa de golpe de Estado frustrada no país e, sobretudo, a nossa capacidade - inusitada e singular até então - de enquadrar e punir aqueles atores que estiveram no epicentro do projeto autoritário. 

Julgamento que, aliás, começa na próxima semana. Diante das circunstâncias de culpabilidade dos réus envolvidos, ontem ocorreram algumas especulações em torno do destino daqueles que forem condenados, ou seja, onde eles cumpririam suas penas. Isso é o de menos, mas a Papuda recai, até simbolicamente, na preferência das autoridades do judiciário. Segundo o semanário britânico, o país dá um bom exemplo de como devem ser tratados aqueles que tramaram contra as suas instituições democráticas, diferentemente do que ocorreu nos Estados Unidos, que, aliás, tenta interferir num processo de julgamento do réus envolvidos na tentativa de golpe de Estado do 08 de janeiro, principalmente o amigo Jair Bolsonaro.

Aliás, nos últimos meses, o país ocupou bastante espaço nos órgãos de imprensa internacional. The Wall Street Journal, The Washington Post, entre outros. Esta já é a segunda ou terceira matéria que a revista britânica dedica ao país, trazendo sempre temas polêmicos, como uma ponderação crítica à atuação do nosso Judiciário. Nesta matéria mais recente este aspecto não foi negligenciado, mas o bom exemplo de as nossas instituições reunirem as condições efetivas em julgar e punir os responsáveis pela tentativa de golpe se sobressai. Não deixa de ser um bom exemplo, como reconhece o semanário conservador britânico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário