pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Humberto e João Campos: o grande encontro.
Powered By Blogger

domingo, 10 de agosto de 2025

Editorial: Humberto e João Campos: o grande encontro.



O prefeito do Recife, João Campos(PSB-PE), já sinalizou que deseja abrir o diálogo com o senador Humberto Campos, de olho, muito provavelmente, na consolidação da chapa que deve concorrer ao Palácio do Campo das Princesas, em 2026. Ainda estamos na fase do sapatinho, dos confetes, dos elogios, dos melindres de lado a lado. É a fase da prospecção. Pernambuco enfrenta o problema da profusão de pré-candidatos ao Senado Federal e isso significa dizer que muitos desses candidatos não passarão da fase da pré-candidatura. Por uma série de fatores, inclusive com a ajuda inestimável de segmentos da imprensa, a centrífuga política local está moendo para a composição de apenas duas chapas competitivas ao Palácio do Campo das Princesas. De um lado João Campos(PSB-PE), do outro, Raquel Lyra(PSD-PE). 

Conforme assinalamos no dia de ontem, o PT, na realidade, tem dois palanques informais no estado. Há atores políticos do PT, a exemplo do deputado estadual João Paulo, francamente favorável à formação de dois palanques oficiais de apoio ao projeto de reeleição de Lula nas eleições de 2026. O pré-requisito do apoio ao projeto de reeleição de Lula, tanto Raquel Lyra quanto João Campos se encontram em condições de atender. A preservação do mandato de Humberto Costa é uma das prioridades para o PT. E tal premissa não se aplica apenas ao estado de Pernambuco, quando se sabe do capital político do pernambucano a nível nacional. 

Qualquer que seja a situação no plano nacional, as pesquisas sempre indicaram a preservação do espólio político de Lula no estado. Diante da nova conjuntura, a tendência é que o líder petista melhore seus escores em todo o país, ampliando-o quem sabe no estado, ampliando sua condição de barganha nas negociações. No caso da composição com o socialista, o líder petista tem dois trunfos: seu apoio declarado no estado e a composição a nível nacional, onde os socialistas desejam manter Geraldo Alckmin na condição de vice na chapa de reeleição.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário