pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Os gestos de Raquel para o PT.
Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Editorial: Os gestos de Raquel para o PT.


O Ministro da Educação, Camilo Santana, esteve hoje em Pernambuco, realizando entregas de sua pasta no estado. Volta a chamar a atenção dos pernambucanos a ausência da governadora Raquel Lyra às cerimônias oficiais com a presença de autoridades de Brasília. Política é feita de gestos e este é o segundo gesto de ausência da gestora do estado em cerimônias envolvendo a presença de ministros do Governo Lula 3. No nosso ponto de vista é uma sinalização clara das dificuldades que a governadora pernambucana está encontrando em estabelecer uma relação mais orgânica com o PT. 

Depois que o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, esteve aqui no estado e a tratou como uma aliada, muita água correu no rio da política e pelo canal de Fragoso. Neste intervalo, o prefeito João Campos foi eleito Presidente Nacional do PSB, manteve um diálogo mais estreito com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e praticamente fechou as partas do Campo das Princesas para as articulações com o partido a nível nacional. Aqui no estado ainda há um grupo que se alinha com a gestão de Raquel Lyra, liderado pelo deputado estadual João Paulo. Não sabemos se podemos afirmar se João lidera este grupo, mas ele é o principal incentivador desta parceria entre o PSD e o PT no estado. 

Há mais de um ano das eleições de 2026, já não se fala noutra coisa. O Centrão tenta articular-se com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; Ciro já se movimento nas redes sociais como candidato potencial, embora não se saiba até o momento qual o espaço político que ele deseja disputar; aqui em Pernambuco, depois de um determinado momento, tudo passou a girar em torno das eleições estaduais de 2026. Os movimentos do prefeito João Campos, assim como os movimentos da governadora sinalizam claramente nesta direção. Com as portas praticamente fechadas para as conversas com o dito campo progressista, Raquel Lyra, estreita seus laços com a direita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário