Nada sugere que o mar revolto fique mais calmo pelos próximos meses. Há um temor militar em relação às tropas americanas posicionadas no mar do Caribe; a CPMI do INSS que deve começar os trabalhos na próxima terça-feira; a reta final do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e a cúpula militar e civil que esteve envolvida na tessitura de mais uma tentativa de golpe de Estado fracassada no país. Tudo isso ainda não fosse suficiente, segundo uma pesquisa do Instituto Quaest, o eleitorado brasileiros esboça sinais de cansaço com esta polarização política entre lulistas e bolsonaristas. A expectativa boa é que este comportamento do eleitorado abre espaço para a viabilização de novas alternativas, o que seria bastante sadio, uma vez que a corda já está bastante esticada.
A vitória de um nome distinto neste cenário poderia contribuir para atenuar essas tensões. A expectativa frustrante é que esta centrífuga polarizante já desmontou várias tentativas de rompê-la. E, por falar no Instituto Quaest, seus pesquisadores chagaram a alguns números sobre a popularidade de Lula com o potencial de fazer cócegas no Planalto. Lula nunca esteve tão bem em relação à popularidade desde janeiro. Pelo menos nos índices apurados pelo Instituto. Agora em agosto, 20, 46% aprovam e 51% desaprovam. Se analisarmos a série histórica da pesquisa a partir de janeiro, vamos concluir que a boca do jacaré está se fechando, ou seja, mantida a tendência, é possível que os índices de aprovação superem o de desaprovação.
Vários fatores devem ter contribuído para essa melhora de índices de popularidade do Governo Lula 3, mas o próprio instituto comprova que a briga diplomática com o Governo americano deu a sua contribuição inestimável. Estávamos dando uma olhadinha nos jornais, mas desistimos. A tônica de hoje é um par de tênis que Lula acabou exibindo para fazer uma analogia com a tornozeleira usada por um ex-presidente. Pois bem. Foram investigar o valor do tênis usado e chegaram à conclusão de que ele custa no mercado a bagatela de mais de oito mil reais.

Nenhum comentário:
Postar um comentário