pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: O destino político de Cícero Lucena.
Powered By Blogger

domingo, 31 de agosto de 2025

Editorial: O destino político de Cícero Lucena.



A política paraibana está uma confusão dos diabos. À medida em que se aproxima as eleições estaduais de 2026, as placas tectônicas da política local se movimentam numa velocidade incomum. Se o indivíduo não estiver atento, pode perder o bonde da corrida pelo Palácio Redenção. Na base governista, de concreto mesmo apenas a candidatura do atual governador, João Azevedo, do PSB, ao Senado Federal. Como estamos tratando aqui de uma base de apoio heterogênea, tudo é possível, inclusive nada. Um dos grupos mais forte desta base de apoio está enredado em problemas. No estado também se percebe as dificuldades de ajustes entre acordos partidários celebrados em Brasília, que geralmente, entram em contradição com a dinâmica política local. 

Uma outra certeza é que o atual prefeito da capital, Cícero Lucena(PP-PB), será candidato ao Governo do Estado, em 2026. Como se trata de um dos políticos mais "manhosos" da política paraibana, sobre ele não pesa as clivagens ideológicas, sendo possível construir uma candidatura tanto com a base governista, quanto com a oposição. Recentemente ele declarou que estaria em breve definindo seu futuro partidário e que os eleitores poderão ter alguma surpresa por aqui. Curioso é que ele teria aberto um diálogo recente com Marcelo Queiroga, ex-Ministro da Saúde do Governo Bolsonaro, que será candidato ao Senado Federal. O interessante aqui é que o PL de Queiroga já teria fechado um acordo com o União Brasil do senador Efraim de Moraes, que é pré-candidato ao Governo do Estado. 

A campanha de 2024 foi uma das mais acirradas no estado, suscitando debates acalorados entre Cícero e Queiroga à época, mas Cícero encara os fatos como naturais. Outro lance dessas placas é um encontro recente entre Cícero e integrantes do clã Cunha Lima, por ocasião do lançamento de um filme baseado num poema de Ronaldo Cunha Lima, numa clara demonstração de que o prefeito se movimenta bastante à vontade no tabuleiro da política local. Será que o prefeito vai se tornar "socialista", para atender ao critério primário estabelecido por João Azevedo, ou seja, o apoio ao projeto de reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva. Tudo é possível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário