pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: #SomosTodosZaidan: A condição humana
Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

#SomosTodosZaidan: A condição humana


Michel Zaidan Filho
Este é o título de uma das mais famosas obras do escritor francês, André Malraux, ex-ministro da Cultura da França, que trata do massacre de militantes comunistas na Indochina, provocado pela traição de Chiam Kai Shek, líder da China nacionalista. 0 título dessa obra quer definir a essência da condição humana: a solidão. Tratando dos militantes que foram dizimados pelas tropas de Formosa, dizia o escritor que, apesar da causa que os unia, os bravos militantes morriam…sozinhos.
A triste constatação é a mesma feita por Aldous Huxley, quando afirmou que os cristãos entravam de mãos dadas na arena romana, mas morriam sozinhos.Essas considerações vieram à baila a propósito dos processos movidos pelos políticos de Pernambuco contra seus críticos.E aqui a principal lembrança é a dos processos do ex-governador (Jarbas Vasconcelos), hoje Deputado Federal, que apareceu beijando o filho nas redes sociais. Este rancoroso político moveu dois processos e uma interpelação judicial contra mim. Um em cada mandato.
Durante esse tormentoso período, vinha recebendo o apoio moral de um famoso advogado, participante assíduo de comissões federais, ora do Congresso ora do poder Executivo.Qual não foi a minha surpresa diante da reação desse ilustre operador do Direito, quando ingenuamente recorri à sua rica banca de advocacia: disse ele que jamais advogaria contra os amigos e familiares e que, ademais, não via nada de errado ou reprovável no programa de privatização do governo estadual.
Que procurasse, portanto, outros advogados.Foi quando me dei conta de que estava sozinho.De que não adianta esperar nada desses amigos de ocasião para me defender do autoritarismo do mandatário de Pernambuco. Ainda bem, que o então Presidente da OAB assumiu o patrocínio da causa e suspendeu a ação.Agora é diferente.O atual responsável pela administração do Estado é um técnico desconhecido, parente em 5. Grau do governador falecido e recrutado por ele do Tribunal de Contas do estado.
Não se trata de um político, banhado pela aura de bom administrador e popularidade, mas de um auditor que não audita, não controla, não fiscaliza sequer as contas da gestão em que deteve o cargo de Secretário da Fazenda.Não consegue explicar a situação falimentar das contas públicas do Estado, nem o rombo de 8 bilhões de reais herdados de seu benfeitor.
É um gestor que responde às críticas e cobranças de seus concidadãos e concidadãs com processos, sem ao menos indicar a razão, o motivo dessas interpelações. Dessa vez, não estou sozinho. Há um intenso e participativo movimento (Flashmob) de amigos, pessoas, advogados, professores, gente de boa vontade (veja a hashtag: SOMOSTODOSZAIDAN) que promete encher os corredores do Fórum Joana Bezerra, no dia 11 de novembro.
A Câmara Municipal do Recife se comunicou, avisando de uma moção de desagravo contra o governador. Gabinete de deputados, da Assembleia, também. Agora, a situação mudou.Não sou eu o culpado pelo descalabro administrativo do Estado de Pernambuco. Não me beneficiei com isso, nem politicamente, nem economicamente. Como dizia o filósofo, quem aceita o cargo, aceita também os encargos.
Pesados encargos estes, de explicar aos eleitores o sentido da imensa fraude política e eleitoral em que resultou essa malfadada campanha eleitoral coordenada pelos mortos-vivos para oprimir, assustar, perseguir os que teimam em viver honestamente e com liberdade em seu lugar.
Michel Zaidan Filho é filósofo, historiador, cientista político, professor titular da Universidade Federal de Pernambuco e coordenador do Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e da Democracia - NEEPD -UFPE


Nenhum comentário:

Postar um comentário