pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho do Jolugue: Reforma Ministerial: Governo de coalizão peemedebista
Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Tijolinho do Jolugue: Reforma Ministerial: Governo de coalizão peemedebista




A articulação política do Governo Dilma Rousseff sempre representou uma grande dor de cabeça para os seus aliados. Um dos atores políticos mais preocupados com o assunto é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, recentemente, teve uma longa conversa com ela, tratando dessa questão. Um pouco do resultado dessa longa conversa tivemos hoje, com o anúncio dos novos nomes da reforma ministerial. Em certo sentido, essa reforma ministerial é uma grande roubada. Na realidade, o PMDB "ocupou" o Governo. Depois, seus caciques se reunirão e vão pensar se vale a pena ou não tomá-lo de uma vez, através de um possível pedido de impeachment, como bem informou o jornalista Josias de Sousa. 

Sei que os petistas o abominam - ele também não deixa por menos - mas, noves fora sua linha anti-petista, neste caso em particular, faz algum sentido as suas observações. São 07 ministérios a serem ocupados pelo partido, inclusive o Ministério da Saúde, uma pasta que sempre foi motivo da cobiça daqueles vestais. "Aquele" Governo Dilma descaracterizou-se completamente, em razão das injunções políticas e econômicas. Essa é uma dura realidade, mas é a realidade. Faz pouco tempo, um cara com a inteligência de Roberto Mangabeira Unger entregou o cargo de ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, que ficaria responsável pelo programa Brasil, Pátria Educadora. 

Agora vem a notícia de que o filósofo Renato Janine Ribeiro, que atualmente responde pelo Ministério da Educação, deverá deixar a pasta, que poderá ser reassumida por Aloizio Mercadante, que se despede da Casa Civil. É preciso avaliar um pouco melhor isso, mas Aloizio Mercadante estava se transformando num grande embaraço dentro do Governo Dilma. Lula pedia a sua cabeça já fazia algum tempo. Está sendo indicado para a articulação política o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, homem de confiança do ex-presidente Lula. 

Dizem que um bom nome para a articulação, um grande gargalo do Governo Dilma. Jacques deixa a pasta da Defesa, que deverá ser ocupado pelo "comunista" Aldo Rebelo. Noutros tempos, um comunista na pasta da Defesa poderia suscitar um grande debate. Hoje, no entanto, com os comunistas que nós temos, isso não significa muita coisa. Dilma também convidou ao Planalto os três governadores do PSB. Embora seus dirigentes tenham dado indicações de que apoiariam um possível pedido de impeachment da presidente, os governadores da legenda pediram moderação sobre o assunto. A presidente pretende oferecer a pasta da Ciência e Tecnologia aos socialistas, que ficou vaga com a saída de Aldo Rebelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário