pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho do Jolugue: Polícia Federal encontra irregularidades envolvendo o leilão que vendeu o terreno do Cais José Estelita
Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Tijolinho do Jolugue: Polícia Federal encontra irregularidades envolvendo o leilão que vendeu o terreno do Cais José Estelita




A Polícia Federal realiza uma operação de busca e apreensão na sede da empresa Novo Recife Empreendimentos Ltda. A operação ocorre em razão da suspeita de fraude no leilão de arrematação do terreno do Cais José Estelita, que pertencia à Rede Ferroviária Federal. É bom que se diga que sempre especulou-se bastante sobre as irregularidades nesse leilão. Além dos valores pagos - 10 milhões abaixo do valor de mercado do terreno - há a suspeita de informações privilegiadas, favorecimento de grupos, quiçá envolvendo alguns agentes públicos. 

Há alguns equívocos graves com as políticas de intervenções urbanos no Recife, independentemente dos partidos que passaram pelo Palácio Antonio Farias. Essas políticas de intervenções urbanas - tratadas por alguns como de caráter higienista - talvez tenham sido plantadas lá pela década de 40, em plena vigência do Estado Novo, quando o então interventor, Agamenon Magalhães, manifestava sua indisposição como os mocambos e palafitas dos bairros alagados do Recife. Isso é apenas uma suposição, merecedora de uma fundamentação científica, mas vale a linha de investigação. 

Já se discutiu bastante aqui sobre o caráter segregacionista dessas intervenções, colocando a cidade como um espaço limitado apenas a alguns grupos sociais privilegiados, isolando outros da possibilidade de usufruir dele. Se confirmadas as suspeitas da Polícia Federal sobre as supostas irregularidades envolvendo o leilão daquele terreno, estamos diante de uma assombrosa conspiração do capital - que já dita as regras de intervenções urbanas no Recife - e, pelo visto, não o faz, sequer, de forma lícita, consoante as leis vigentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário