pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho do Jolugue: Luciano Cartaxo deixa o PT. Traidor?
Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Tijolinho do Jolugue: Luciano Cartaxo deixa o PT. Traidor?




Ainda estamos conversando com as nossas fontes em João Pessoa, mas já podemos antecipar que a jogada do prefeito da capital, Luciano Cartaxo, do PT, é de altíssimo risco. Cartaxo, acaba de anunciar sua saída do PT e filiação ao PSD, comandado nacionalmente por Gilberto Kassab. É bastante intrincado o quadro político que se desenrola na cidade de João Pessoa. Em João Pessoa, o ninho de víboras, tão característico do campo político, nunca esteve tão evidente. É cobra mordendo o próprio rabo. Nas eleições municipais de 2012, numa aliança com Luciano Agra - já falecido - Luciano Cartaxo(PT) infligiu uma grande derrota à candidata do governador Ricardo Coutinho(PSB), Estelizabel Bezerra. Cartaxo tornou-se o único prefeito de capital aqui no Nordeste eleito pelo PT. 

Apesar das regras de convivência impostas pelo cargo que ambos ocupam, o fato é que Ricardo Coutinho nunca digeriu muito bem essa derrota. Agora, com a bola inflada com a morte de Eduardo Campos, parece que a ideia de retomar o controle da capital do Estado tornou-se uma ideia fixa para o governador. Num ambiente como este, o sujeito passa a desconfiar da própria sombra. É o que parece que está ocorrendo com o prefeito Luciano Cartaxo, que passou a desconfiar das movimentações dos próprios companheiros de partido, quiçá, articulando com o governador uma manobra para apeá-lo do poder. De uma certa forma, no plano apenas da correlação de forças, a manobra de Cartaxo visa antecipar-se às escaramuças dos seus possíveis adversários. A questão é saber como ela será vista pelos eleitores. Na política, a pecha de traidor é bem pior do que a pecha de corrupto. Vá entender.

Observa-se, igualmente, uma aproximação do prefeito Luciano Cartaxo com o PSDB, mas precisamente com o grupo ligado ao senador Cássio Cunha Lima. Comenta-se, à boca miúda, que os cassistas comemoram bastante a decisão do prefeito. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário