pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho do Jolugue: Caruaru volta a ser palco de disputas renhidas entre Lyras e Queiroz.
Powered By Blogger

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Tijolinho do Jolugue: Caruaru volta a ser palco de disputas renhidas entre Lyras e Queiroz.


 

Caruaru integra o chamado "Triângulo das Bermudas" do Estado, ou seja, um conjunto de cidades que podem definir o rumo de uma eleição, dada a sua condição estratégica, como a "capital" de uma região, o Agreste. Inclusive as eleições nacionais passam por essas cidades, contando sempre com a presença dos candidatos, assim como tornam-se fulcro das preocupações dos estrategistas de campanha. Já faz algum tempo, uma velha raposa política local, acredito que Drayton Nejaim,para definir o embate que mantinha em lados opostos as famílias Lyra e Queiroz, dizia que ali ou se era charque ou se era carne-de-sol. Na realidade, salvo melhor juízo, esses dois grupos políticos são "descendentes" do grupo liderado por Drayton Nejaim.

Hoje, o cardápio já está bastante variado, com forças políticas adversárias esquecendo suas diferenças, optando por um filé de bode no Alto do Moura, com a presença dos Lacerdas, dos Gomes e outros troncos familiares ascendentes. As famílias que polarizaram no passado as disputas políticas locais já estiveram juntas em algumas eleições, festejando seus êxitos na Fazenda Macambira, um verdadeiro termômetro político do Estado, nos festejos juninos. Pois muito bem. As eleições de 2016, entretanto, prometem ser uma das mais renhidas no município, possivelmente colocando em lados opostos os dois grupos políticos rivais, além de outras forças políticas emergentes. 

José Queiroz(PDT), prefeito do município, mantém ótimas relações com o Palácio do Campo das Princesas - porque não dizê-lo, leia-se família Campos. É uma relação antiga. Queiroz emprestou apoio irrestrito ao ex-governador Eduardo Campos e deste recebeu tratamento vip até quando ele ocupava o Palácio do Campo das Princesas. Nas últimas eleições para o Governo do Estado, Paulo Câmara e Fernando Bezerra Coelho obtiveram aproximadamente 76% dos votos no município. A relação com João Lyra Neto, entretanto, não foi das melhores. Segundo comenta-se nos bastidores, vários pleitos do município não foram atendidos. 

Os Lyras, por sua vez, desejam que a deputada estadual, Raquel Lyra seja candidata a prefeita do município, de preferência com o apoio do atual prefeito. No momento em que José Queiroz entabula conversas com o atual governador do Estado, João Câmara, João Lyra Neto, segundo dizem, estaria mantendo conversações com os tucanos. João não abre mão da candidatura da filha, o que significa dizer que o impasse está posto, uma vez que José Queiroz não cogita em apoiar o nome indicado pelos Lyras. Segundo informações que nos chegam agora, os Lyras estão praticamente fechados com o PSDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário