pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho do Jolugue: No país do hímen complacente, Marta Suplicy se esforça para superar Jânio Quadros.
Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Tijolinho do Jolugue: No país do hímen complacente, Marta Suplicy se esforça para superar Jânio Quadros.





Parece são haver dúvidas de que o ex-presidente Jânio Quadros foi o responsável pelas maiores contribuições ao folclore político brasileiro. Impagáveis as suas tiradas; suas respostas contundentes aos adversários, durante debates memoráveis; seus discursos demolidores; seus símbolos, como os paletós cheios de "caspas", a vassoura para varrer a corrupção do país, assim como a chuteira pendurada na porta do gabinete, anunciando o outono de sua carreira política, quando ainda era prefeito de São Paulo. Penso que ninguém tira esse título de Jânio,mas, por outro lado, não se pode negar que a ex-ministra da Cultura, Marta Suplicy, vem se esforçando bastante para isso. 

Num único ato de filiação partidária - Marta filiou-se ao PMDB - a senhora protagonizou algumas cenas hilariantes. As suas declarações também não ficaram atrás. É preciso tomar alguns cuidados com esta cidadã porque ela perdeu completamente o "eixo". Juntou-se à escória política do país, argumentando que não mais suportava o suposto envolvimento do PT nos casos de corrupção. Não vamos citar nomes, mas os leitores que acompanharam as fotos publicadas no ato de sua filiação, certamente, sabe quem estava ali presente, de mãos dadas com a nova filiada. Não eram os vestais da política nacional. 

Marta venceu muitos embates internos dentro do PT.Sua postulação à candidata à prefeita de São Paulo, nas eleições municipais de 2012, era tida como certa. Lula é que deu uma carteirada oligárquica e impôs o nome de Fernando Haddad. Sinceramente, não acho que Marta poderia fazer uma gestão melhor do que a que está sendo realizada pelo prefeito Fernando Haddad. Em todo caso, entendemos seus ressentimentos com a cúpula paulista da legenda, que aceitou pacificamente que a senhora Marta Suplicy fosse rifada naquela ocasião. É certo, entretanto, que a democracia petista, ao longo dos seus anos de militância, também lhes facultou inúmeras vitória em alguns pleitos. Sem falar na força da militância partidária, fundamental para ela vencer alguns embates nas urnas.

Entendo que os mecanismos de consultas internas do PT estão se deteriorando ao longo dos anos, mas alguns setores do partido ainda o mantém vivo. O PMDB, Marta, não possui esses expedientes de democracia interna. Realmente não sei de onde você tirou essa sandice de que o PMDB é um partido democrático. O que esse partido conhece bem, dona Marta, é de fisiologismo, de barganhas, de chantagens e coisas afins. Nesse ritmo, não duvido que você possa superar o ex-presidente Jânio Quadros, que dizia que o Brasil era um hímen complacente. Como ele tinha razão, Marta. Você jogou toda uma biografia política pela janela, em nome do oportunismo de uma candidatura que ainda precisa ser decidida pelos caciques da legenda. Não sei se você deixou cair alguma máscara. Talvez você sempre tenha sido isso mesmo e conseguiu disfarçar muito bem. Uma outra coisa, diferente do que ocorre com o hímen da Jânio, os leitores não costumam ser complacentes com traidores.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário