pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Geraldo Alckmin declara apoio a Tabata Amaral na disputa pela Prefeitura de São Paulo.
Powered By Blogger

domingo, 29 de outubro de 2023

Editorial: Geraldo Alckmin declara apoio a Tabata Amaral na disputa pela Prefeitura de São Paulo.



Entre os dias 17 e 18 deste mês, o Instituto Orbis colocou seus pesquisadores em campo para aferir como anda as expectativas dos eleitores paulistas em relação às próximas eleições municipais. 23,1% declararam que estão dispostos a votarem no candidato do PSOL, o Deputado Federal Guilherme Boulos, enquanto Ricardo Salles, Deputado Federal pelo PL, crava 15,4% das intenções de voto. O atual gestor, Ricardo Nunes, do MDB, que deve tentar renovar o contrato de locação com o Edifício Matarazzo, aparece com 11% das intenções de voto. O quadro apresenta-se um pouco embolado quando se descobre, por exemplo, a partir dos números apresentatos pelo próprio Instituto Orbis, que os principais concorrentes, Guilherme Boulos e Ricardo Salles, aparecem empatados na rejeição do eleitorado, cada qual com 30%. 

Hoje, dia 29, surgiram alguns fatos novos, como o apoio do vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, ao nome da Deputada Federal Tabata Amaral(PSB-SP), que deve concorrer ao cargo pelo PSB. Alguns pessoas estão concluindo que tal apoio de Alckmin à candidatura da Tabata Amaral deve-se ao fato de a relação entre o PSB e o PT, hoje, sobretudo depois da minirreforma ministerial para acomodar o Centrão, não ter atendido às expectativas da agremiação socialista. Afinal, o ministério entregue a Márcio França ainda não passa de uma ficção burocrática. Há outros ingredientes em jogo, que depois compartilharemos por aqui. 

Do lado da direita, crescem as expectativas em torno da consolidação de uma candidatua do ex-Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, desta vez com o apoio explícito do capitão Jair Bolsonaro, que ele reclamava tanto. Em evento recente, o ex-presidente declaou apoio ao nome do ex-ministro, abandonando Ricardo Nunes, a quem o PL já havia manifestado o interesse em apoiar. Depois de um certo momento, por algum motivo, a relação do PL com o atual gestor se complicou bastante.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário