pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Um fim melancólico para a CPMI dos Atos Antidemocráticos do 08 de janeiro.
Powered By Blogger

sábado, 7 de outubro de 2023

Editorial: Um fim melancólico para a CPMI dos Atos Antidemocráticos do 08 de janeiro.



No país que sai das linhas escritas pelo historiador Sérgio Buarque de Holanda, recomenda-se muita cautela ao se adentrar numa avaliação sobre as nossas instituições, de perfil republicano tão comprometido. Instituições forjadas nesses estertores, aqui no Estado de Pernambuco, se prestam à prática dos assédios intitucionalizados, ou seja, servidores são vítimas de assédios morais sob a complacência ou conivência dos seus gestores. Até recentemente, uma revista de circulação nacional trouxe uam matéria desabonadora sobre uma suposta proposta indecorosa de um membro de uma determinada comissão, achacando os envolvidos com o pedido de propina, sob a contra-partida de livrar a cara dos corruptores na relatório da aludida comissão. Nem precisamos comentar com os leitores sobre o deserviço que esse senhor está prestando à sociedade, aos seus eleitores. 

Sempre elogiamos por aqui o trabalho do Deputado Federal Arthur Maia(UB-BA), que conduziu os trabalhos da CPMI dos Atos Antidemocráticos. Os problemas enfrentados por esta CPMI não dizem respeito à postura do parlamentar, sempre muito altivo, nas horas certas, conciliador quando necessário, justo sempre. Mesmo a barulhenta bancada de oposição rendeu-se aos seus procedimentos isentos, imunes às pressões de um lado ou do outro. 

Neste climão de crise institucional que o país encontra-se mergulhado, a CPMI enfrentou algumas arestas com o Poder Judiciário, que tomou algumas medidas inusitadas, como referendar alguns pedidos de convocados para não comparecerem às sessões. Isento o parlamentar de quaisquer responsabilidades no tocante a este assunto, um fato preocupante foi noticiado ontem, através da coluna de um jornalista bastante informado sobre os bastidores de Brasília: Nos escaninhos, longo dos holofotes, estaria sendo costurado um eventual acordo de cavalheiros, com o objetivo de isentar os militares golpistas de suas responsabilidades. Vamos aguardar o relatório, que deve sair no dia 17. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário