pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Hélio Doyle demitido da EBC por retuitar Carlos Latuff.
Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Editorial: Hélio Doyle demitido da EBC por retuitar Carlos Latuff.



Não faz muito tempo, publicamos por aqui uma postagem enaltecendo o trabalho incansável do cartunista Carlos Latuff em favor da Causa Palestina. Entrincheirado, apenas com as armas do seu talento, Carlos Latuff trava uma guerra desigual contra setores da grande imprensa, que assumem uma postura tendenciosa em defesa do Estado Judeu. Setores da grande imprensa, registre-se, mancumunados com os interesses do grande capital e de algumas potências mundiais. Uma batalha desigual, assim como a luta do grupo Hamas contra as forças militares incomparavelmente superiroes à disposição do Estado de Israel. 

É preciso até tomar alguns cuidados por aqui, uma vez que tratar o Hamas como grupo ou movimento pode suscitar a ira dos bolsonaristas radicais tupiniquins, majoritariamente identificados com o Estado Judeu. Basta isso para eles soltarem os pitbulls contra os petistas. No dia de hoje, com o traço sempre genial que o caracteriza, o cartunista Laerte publicou, na jornal Folha de São Paulo, uma charge sobre o ataque ao hospital da Faixa de Gaza onde morreram 500 pessoas. De fato, agora pouco importa de onde partiram os disparos de mísseis. O que temos a lamentar é essa tragédia de vidas perdidas nessa guerra insana. Uma grande calamidade se abateu sobre o povo palestino. 

Acreditamos que nem na época mais dura da represssão militar - alí pela década de setenta do século passado, o onde havia oficialmente a censura - se atentou contra os artistas do traço. Nesses tempos bicudos e confusos que o país atravessa, a regra foi quebrada. Durante o Governo Bolsonaro, salvo melhor juízo, o cartunista Renato Aroeira recebeu processo por uma de suas charges. Agora foi a vez do jornalista Hélio Doyle perder o seu emprego na EBC - Empresa Brasileira de Comunicação - por retuitar uma mensagem do cartunista Carlos Latuff. Tempos difíceis. Integrantes do Governo Lula ainda terão que se explicar na Câmara dos Deputados por declarações relativas ao conflito. Circula, nas redes sociais, a agressão de um assessor parlamentar a uma senadora governista que comemorava a aprovação do relatório da CPMI dos atos antidemocráticos do 08 de janeiro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário