pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Latuff: O talento em defesa de uma causa.
Powered By Blogger

sábado, 14 de outubro de 2023

Editorial: Latuff: O talento em defesa de uma causa.



Infelizmente, em escala global, a imprensa está tomando partido em relação ao conflito no Oriente Médio. Na realidade, estamos tratando aqui, ao constatarmos este fato, não de jornalismo, mas de propaganda velada, como advertia o escritor George Oswell. Alguém, por exemplo, que sugere que o que ocorre em relação aos ataques dos Hamas a Israel são mortes e classifica como danos os ataques do Estado Judeu aos habitantes da Faixa de Gaza - que já ceifaram mais de 2000 mil vítimas, entre as quais crianças, mulheres e cidadãos da sociedade civil sem ligações com o Hamas - deve ser levado muito a sério, pois está prestando um grande deserviço à população. Este não seria o único caso de "jornalistas" com este perfil deste canal de comunicação. Trata-se aqui de uma linha editorial em defesa das atrocidades cometidas pelo Estado de Israel na Faixa de Gaza. Bastante pontual, o indivíduo chegou a defender que não se deve chegar ao fim dos conflitos pelas vias diplomáticas. Pensamos que ele ainda não está satisfeito com o massacre da população civil palestina.  

É neste contexto que assume uma importância singular o trabalho do cartunista Carlos Latuff, diuturnamente trabalhando nas redes sociais, usando de todo o seu talento, para desconstruir essas narrativas enganosas sobre o conflito. Um canal de TV indiano realizou uma matéria sobre o trabalho do cartunista, que pode ser conferido em suas redes sociais, assim como em alguns veículos onde ele é publicado no Brasil. Até gestões diplomáticas já teriam sido implementadas no sentido de se assegurar o direito do povo palestino de se pronunciarem sobre o conflito, garantindo seu direito de fala em alguns veículos de comunicação de perfil marcadamente tendencioso. A profusão é tanta que nem precisamos citá-los por aqui, uma vez que o nossos leitores são bem-informados. 

Para este "jornalista", profeta do caos, convém esclarecer que até a ONU já se pronuciou sobre a eventual carnificina que irá significar retirar mais de um milhão pessoas, em poucas horas, da Faixa de Gaza, conforme determinou o Governo de Israel. Presenciaríamos uma calamidade. Um outro aspecto a ser considerado são os eventuais ataques terroristas pelo mundo. Há poucas horas, o Museu do Louvre precisou ser evacuado sob a ameaça de um possível bomba em suas instalações. Já vimos este filmes antes e não foi nada agradável tal retrocesso civilizatório. O melhor que se tem a fazer é reconhecer os direitos dos palestinos, instituindo um Estado livre e soberano para o seu povo.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário