pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: O EJA utilizado por prefeituras para "inflar" número de alunos.
Powered By Blogger

domingo, 22 de outubro de 2023

Editorial: O EJA utilizado por prefeituras para "inflar" número de alunos.



Salvo no início da década de 60 do século passado, quando um grande programa de alfabetização de adultos estava inserido entre as Reformas de Base do Governo João Goulart, ao  longo dos anos seguintes, este tema nunca foi tratado com a devida importância, seja por governos conservadores, seja por governos com perfis progressistas ou de esquerda. Testado com sucesso em Angico, no Rio Grande do Norte, o método Paulo Freire seria aplicado em todo o país para corrigir tal injustiça, alfabetizando milhões de brasileiros e brasileiras.  

O Brasil ostenta, até hoje, cifras vergonhosas de analfabetos entre a sua população adulta, ou seja, algo em torno de dez milhõe de pessoas. Pior do que isso, corroborando com o DNA de nossas desigualdades sociais históricas, tal contingente apresenta um recorte de gênero, raça e regional. Mulheres negras, envelhecidas, residindo, em sua maioria, em regiões como o Norte e o Nordeste. Joaquim Nabuco nunca foi ouvindo neste sentido, quando manifestava sua preoucupação de criar mecanismos e inserçao dos ex-escravos libertos num novo projeto de sociadade. Como diria o professor Cristóvam Buarque, o analfabetismo ainda é um grilhão daqueles tempos, só que agora no cérebro. 

Agora vem a cereja do bolo, de onde pode-se concluir por aquela máxima que diz que o Brasil não pode ser levado muito a sério. Existe a suspeita de que gestores municipais estariam inflando, deliberadamente, o número de alunos matriculados no EJA para receberem maiores quantias dos repasses do FUNDEB. Ou seja o EJA - Educação de Jovens e Adultos - está sendo utilizado por alguns gestores municipais com a finalidade de desviar recursos públicos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário