pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: OCDE aponta viés político da Operação Lava Jato.
Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Editorial: OCDE aponta viés político da Operação Lava Jato.



Institucionalmente, a Operação Lava-Jato ainda está de pé. Tanto isso é verdade que, até recentemente, foi nomeado um outro juiz para a condução dos trabalhos. Uma das preocupações do magistrado seria proceder investigações internas, que pudessem apontar possíveis equívocos de procedimentos cometidos pelos seus antecessores, o que rendeu rusgas, escaramuças e muita tinta gasta pelos órgãos de imprensa, além, claro, das disputas de narrativas pelas redes sociais. O juiz indicado desejava corrigir os equívocos e imprimir novos rumos aos trabalhos da operação. Estava bem intencionado, embora, sobretudo neste país, isso pode ser um problema.  

Sem querer melindrar por aqui - o verbo da moda, como se sabe - o fato é que a Operação Lava Jato está "bixada". Já foram jogadas todas as pás de cal sobre o seu túmulo, a começar pela mais Alta Corte do país. Agora foi a vez da OCDE - Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico - que aponta  equívocos como o do viés político nos seus procedimentos. O Brasil participa, mas não integra como membro a OCDE, em razão de alguns requisitos que o país ainda não cumpre. os índices de aproveitamento escolar dos alunos, por exemplo, é um deles. Nossa educação básica ainda patina em alguns quesitos. 

A OCDE, como diria o sociólogo Pierre Bourdieu, possui um capital simbólico bastante expressivo, daí a repercussão alcançada pelo seu pronunciamento em torno do assunto. Entre os formadores de opinião, fica cada vez mais nítido o viés político daquela operação, que atropelou princípios jurídicos rudimentares em sua sanha de atingir determinados atores.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário