pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Ministro Flávio Dino não comparece à Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados.
Powered By Blogger

terça-feira, 10 de outubro de 2023

Editorial: Ministro Flávio Dino não comparece à Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados.



O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, deixou de comparecer à convocação a audiência pública na Comissão de Segurança Pública da Câmara Federal, programada para o dia de hoje, 10\10. O Ministério da Justiça enviou à comissão uma nota informando as razões pelas quais se justificariam a sua ausência. Não conhecemos os reais motivos, mas a sua ausência foi veementemente condenada pelos parlamentares presentes, todos da oposição. 

Criou-se uma cortina de fumaça em torno do assunto, quanso se sabe que o ministro tem a exata dimensão de suas funções, nunca se negando a comparecer às audiências na Casa Legislativa. Está em jogo aqui uma obrigação ou uma contingência imposta constitucionalmente, inclusive com implicações punitivas. Certamente há outros fatores aqui inseridos - que motivaram o não comparecimento - mas, a rigor, seja lá qual seja a motivação, não pegou bem. O Presidente da Comissão, o Deputado Federal Ubiratan Sanderson(PL-RS), já afirmou que irá esgotar todos os recursos possíveis neste sentido. 

Havia uma grande expectativa da sociedade em torno do assunto. Os leitores que interagem conosco aqui pelo blog, já estavam preparando a pipoca e o refrigerante. O ambiente era sensivelmente hostil, naturalmente. Uma bancada bolsonarista radical, também conhecida como bancada da bala, formada por militares e delegados da Polícia Civil. Faltou ao ministro uma outra leitura, a necessidade premente de se colocar em razão dos gargalos de segurança pública que o país enfrenta neste momento. O povo é soberano e, infelizmente, temos represetantes hegemonicamente identificado com um eleitorado de centro-direita e até de extrema-direita. Pode-se ler isso através de suas falas. É nesse ambiente político que conseguimos eleger Lula presidente da República. É neste ambiente que seus ministros operam e precisam dar uma satisfação não apenas a eles, mas à população. Principalmente à população. O povo é soberano.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário