pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho do Jolugue: Olinda pode perder o título de Patrimônio Cultural da Humanidade
Powered By Blogger

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Tijolinho do Jolugue: Olinda pode perder o título de Patrimônio Cultural da Humanidade

 


Até recentemente, fiz uma longa caminhada pelas ruas de Olinda, com a minha caçulinha, Maria Luísa. Não fazia isso há muito tempo. Lembramos de uma fase de nossa infância, onde um dos prazeres era andar pelas ruas da cidade histórica, aleatoriamente, apenas apreciando a beleza do seu sítio histórico, de suas árvores ainda preservadas, de suas igrejas. Disposta, a guria não refugou nenhuma de suas ladeiras, nem mesmo a que dá acesso ao Alto da Sé, onde já cometemos a imprudência de subir com uma aluna grávida de 08 meses. De volta do Alto da Sé, ainda fomos ao Carmo e ao Fortim. De fato, parece que a cidade precisa ser melhor cuidada pelo poder público. Há alguns claros indícios de abandono por todos os lados que caminhamos. Começamos ali pelo Mercado Eufrásio Barbosa, seguimos pelo Mosteiro de São Bento, Palácio dos Governadores, Museu do Mamulengo, Mercado da Ribeira, Quatro Cantos, Pitombeiras. Depois de um longo período de abandono, o Mercado Eufrásio Barbosa está sendo reformado.

Em alguns trechos da Ladeira da Misericórdia, o lixo se acumula em suas encostas. No Alto da Sé são frequentes as reclamações sobre o abandono do local, o que vem acarretando o aumento da incidência de assaltos e a afugentando os turistas. O lixo também se acumula - naquelas águas outrora limpas - dos lagos do Parque do Carmo, embora, nesse caso, talvez possamos fazer uma ponderação, uma vez que ali observa-se a existência de plantas aquáticas fundamentais para a reprodução de algumas aves. Caminhado para 16 anos de gestão comunista, todos esses anos não foram suficientes para uma verdadeira revolução na cidade. 

Olinda é apresentada como a "prioridade" das "prioridades" entre os comunistas do PCdoB. Vocês imaginam se não fosse. Do elevador instalado no Alto da Sé, pude observar a beleza daquela cidade, inclusive da mata no seu entorno, que estaria em negociação com setores da Igreja no sentido de transformá-la num parque. Nunca mais ouvi nada sobre este assunto. A cobertura vegetal é realmente espetacular, sobretudo quando vista de cima.Agora vem a notícia que, pelo descaso do poder público, Olinda pode perder o título de patrimônio cultural da humanidade.

O título foi obtido na gestão do prefeito Germano Coelho, um dos mais ativos integrantes do Movimento de Cultura Popular, o MCP, criado na gestão de Miguel Arraes, quando ele era prefeito do Recife. Não seria a primeira vez que esse título estaria ameaçado. Recentemente a Prefeitura do Município realizou uma limpeza no famoso Canal da Malária, um cartão de visita da cidade. Se vocês observarem, o muro está a ponto de desabar. Não resistiria aos próximos invernos, e as intervenções ficaram apenas na limpeza e poda dos manguezais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário