pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: A caixa-preta do orçamento secreto começa a ser aberta.
Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Editorial: A caixa-preta do orçamento secreto começa a ser aberta.



Percorri o interior do Maranhão, na garupa de uma moto, com o objetivo de realizar um trabalho de pesquisa sobre os quilombos locais, notadamente para conhecer a condição de vida das comunidades quilombolas tranferidas de suas terras originais, depois da polêmica construção da Base de Lançamento de Foguetes de Alcântara. Ainda hoje este editor mantém contato com algumas lideranças dessas comunidades, assim como com lideranças comunitárias das associações criadas para preservarem seus interesses, ante as iniciativas dos órgãos de Estado, quase sempre divergentes dos anseios dessas comunidades.  

Foi uma experiência inesquecível percorrer aqueles grotões empobrecidos, de gente humilde, em sua luta cotidiana pela sobrevivência. Recompensa ainda maior foi almoçar uma corvina fresca, com um pirão de arroz colorido e um suco de cupuaçu. Depois ficamos sabendo que aqueles mares bravios que separam a ilha de São Luís e a cidade histórica de Alcântara é o lar preferido das corvinas no país. O Estado é considerado uma região pré-amazônica e guarda algumas particularidades específicas em relação ao Nordeste brasileiro. 

O Maranhão e o Piauí dividem a condição de Estados mais pobres do país. Dificilmente esses entes federados ocupam o espaço do noticiário nacional por algo positivo, como uma conquista na melhoria dos indicadores da área de educação; da superação dos índices de extrema pobreza e coisas assim. Hoje, o país tomou conhecimento de uma mega operação da Polícia Federal numa cidade do interior do Maranhão, Igarapé Grande, cidade de uma população estimada em algo em torno de 17 mil habitantes, onde estava ocorrendo uma mega fraude envolvendo operação fraudulentas de intevenções médicas inexistentes, através  dos SUS, no bojo dos recursos do famigerado orçamento secreto, que acabavam parando nas mãos de alguns espertinhos inescrupulosos. 

O orçamento secreto, como alguns atores políticos insuspeitos já afirmaram,  é uma forma institucionalizada de corrupção. Um mensação tão duramente criticado pelos opositores do Partido dos Trabalhadores. Essa deve ser apenas a ponta do iceberg, se considerarmos as possíveis usos indevidos de recursos públicos desviados pelos beneficiários dessas emendas de caráter nenhum  pouco republicanas ou democráticas. 

Uma verdadeira excrescência, um atentado contra a própria democracia, como chegou a sugerir uma minista do Supremo Tribunal Federal. A fraude envolve milhões e duas pessoas foram presas pela Polícia Federal. Essas fraudes acabam produzindo alguns rastros curiosos. Naquela cidade, por exemplo, um dos expedientes era o de assinalar radiografias inexistentes de dedos quebrados. A farra corria tão solta que os fraudadores esqueceram de prestar atenção nos índices e o fato é que a cidadezinha do interior do Estado teria realizado mais radiografias de dedos quebrados do que metrópolis como São Paulo, por exemplo. 

O pavoroso é imaginar que recursos das merendas escolares, das universidades públicas e institutos federais, do programa de farmácias populares, do combate ao câncer estão sendo suprimidos para dar vazão a essa farra do liberou geral que é este orçamento secreto, onde o contribuinte não tem acesso no que concerne às informações primárias sobre como os recursos dos seus impostos estão sendo utilizados pelo poder público.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário