Entramos na fase mais crítica da campanha presidencial. Nas observações dos analistas, sobrou até para o filósofo francês, Michel Foucault, que produziu um conjunto de reflexões sobre questões sexuais na sociedade burguesa, relacionadas ao exercício do poder. Foucault esteve aqui no Recife, na década de 70, ocasião em que ficou encantado com os jovens bronzeados, "gostosos", de shorts curtos, que circulavam na praia do Pina, local em que ficou hospedado. Talvez tenha sido o melhor momento de sua visita, uma vez que estávamos em plena ditatura militar e a sua estadia na capital pernambucana tornou-se num tormento.
A referência a este aspecto da visita do grande filósofo francês - produzimos uma longa crônica a este respeito - é que a polêmica mais recente entre bolsonaristas e petistas diz respeito à homossexualidade. O Deputado Federal André Janones foi uma grande conquista da campanha do candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Num momento crucial da campanha, o PT patinava nesta área específica, onde havia uma completa hegemonia do adversário. Janones equilibrou o jogo entre petistas e bolsonaristas nas redes sociais.
Até aqui, só louvores a esta conquista, fundamental para o projeto presidencial do petista. Instigado sobre essas polêmicas, André Janones tem afirmado que não haveria como enfrentar a fúria bolsonaristas de outra forma. Não entro aqui no mérito, ele pode até ter suas razões, mas, sua artilharia pelas redes começa a criar alguns problemas para a campanha de Lula. Há alguns assessores mais diretos que estão insatisfeitos com a condução desse embate, nivelado por baixo, através dos mesmos expedientes de disseminação de fake news.
A comunidade LGBTQIAPN+, por outro lado, não se sentiu nada à vontade em relação à forma como o assunto foi tratado por Janones, com referências jocosas a sexo oral. Agora foi a vez do suposto caso de pedofilia envolvendo o presidente Jair Bolsonaro, um verdadeiro exagero, como já afirmei por aqui. A equipe do presidente Jair Bolsonaro está solicitando ao TSE a suspensão das redes sociasi de André Janones. Como mentor ou guru das redes sociais petistas, Janones, naturalmente, repercutiu o caso da fake news envolvendo este suposto caso de pedofilia, mas registro que não foi ele quem começou a disseminar esse vídeo pelas redes sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário