pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Saiu a mais nova IPESPE, com Lula na liderança, acima da margem de erro.
Powered By Blogger

terça-feira, 25 de outubro de 2022

Editorial: Saiu a mais nova IPESPE, com Lula na liderança, acima da margem de erro.



Até o próximo domingo, dia 30, um dos verbetes mais ouvidos e lidos pelos eleitores brasileiros e brasileiras, possivelmente, será "margem de erro". Quando algum desses institutos de pesquisas de intenção de voto apresenta escores acima desse padrão, então, isso seria motivo para comemorações, de um lado, e preocupação para o outro pólo da disputa presidencial. Assim ocorre com o IPESPE, que acaba de lançar os resultados de sua pesquisa de intenção de voto, com o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, abrindo seis pontos de diferença em relação ao rival, acima da margem de erro, portanto. 

A margem do erro do IPESPE é de no máximo três pontos percentuais para mais ou para menos. O IPESPE tem a espertise, a legitimidade e a credibilidade de ter , entre os seus sócios, um especialista em pesquisas, com reconhecimento internacional, o cientista politico Antonio Lavareda. Institutos como o Datafolha, Quaest\Genial, IPESPE e IPEC costumam apresentar resultados que não guardam grandes discrepâncias entre si. Na outra ponta, sobretudo o PoderData, o Potencial Pesquisas e o Paraná Pesquisas, possivelmente, em razão dos métodos utilizados, acabam convergindo para alguma semelhança nos indicadores de intenção de voto. Como disse antes, isso acaba dividindo as "torcidas' que, geralmente, creditam toda a confiança num determinado instituto e insinua que o outro está a serviço deste ou daquels candidato. 

Por essa última IPESPE, Lula aparece com 53% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro, que concorre à reeleição, crava 47%. Essa semana será pródiga na apresentação de reultados de pesquisa, assim como em eventos relacionados às eleições do próximo domingo, como o grande debate que será realizado na sexta-feira, pela Rede Globo de Televisão. Apreensivos sobre como anda, de fato, esses números - depois de cometerem o equívoco de imaginar que poderiam liquidar a fatura ainda no primeiro turno - o staff de campanha de Lula irá submeter o candidato a um treinamento intensivo para o debate.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário