pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: As marmitas de Rubinho Nunes.
Powered By Blogger

domingo, 30 de junho de 2024

Editorial: As marmitas de Rubinho Nunes.

 


Há algumas coisas na vida que a gente precisa deixar a poeira abaixar para entender o que, de fato, está em jogo. Sugere-se que o país está entrando no círculo bastante negativo. Infelizmente. Não seria coisa de pessimista, dita assim num domingo ensolarado, o que é mais grave, mas as sinalizações não são boas. A crise institucional entrou num patamar onde se sugere não haver mais volta, pois até o Executivo parece ter entrado em rota de indisposições com o Poder Judiciário, pelo que se conclui das últimas declarações de Lula, assim como da invertida do outro lado. 

Não se chega a um consenso sobre a necessidade de austeridades em relação aos gastos públicos e podemos entrar numa fase delicada da economia. Mesmo com o propósito de ampliação da receita pública, é preciso fechar o ralo astronômico do déficit. A questão é bem mais séria do que uma simples queda de braço entre o Executivo e o Presidente do Banco Central, Campos Neto, que deverá deixar o cargo brevemente. O resultado da votação do COPOM é um exemplo cabal do que estamos afirmando. 

Em tal ambiente a agenda de corte ultraliberal, ancorada em forte apoio parlamentar, ganha espaço em relação a temas nevrálgicos, como aborto, drogas, saidinha do sistema carcerário, entre outros. É neste contexto, por exemplo, que surgem propostas como esta PL do vereador Rubinho Nunes, do União Brasil de São Paulo, que prevê, entre outras excrescências, a aplicação de multas às ongs que distribuírem comida com a população de rua, sem autorização legal. 

Fomos investigar a biografia do senhor Rubinho. Uma pessoa jovem, com trinta e poucos anos, ex-integrante do MBL - Movimento Brasil Livre - o que não seria de surpreender. É algo que merece do mundo civilizado um repúdio veemente ou mesmo o escracho, como ocorreu logo cedo, com o ator Alexandre Frota, distribuindo comida e exigindo ser multado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário