pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Lula pede a entidades sindicais de professores que encerrem o movimento grevista.
Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de junho de 2024

Editorial: Lula pede a entidades sindicais de professores que encerrem o movimento grevista.


Não tínhamos outra expectativa do diálogo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com as entidades representativas dos professores universitários em greve. No racioncíno do presidente, esta greve já está durando tempo demais e, uma vez analisada o conjunto da obra, ou seja, as políticas públicas do Governo Federal para a área de educação, por aqui tal greve também não se justificaria. Usando sua experiência de sindicalista, Lula argumentou que não seria prudente que a grave terminasse por inanição. 

Quando se pede muito, pode-se não conseguir nada. O cenário é realmente preocupante. Ainda hoje o movmento grevista, ao que sabemos, passou a contar com a adesão da Universidade Federal de Campina Grande. Ao invés de arrefecer, pelo andar da carraugem política, o movmento grevista pode estar ganhando mais fôlego. É preciso muita ponderação nessas horas. Em razão das circunstâncias políticas do momento, o Governo Lula está sendo atirado às cordas da direita pela extrema-direita. Não seria prudente que a categoria de professores universitários dessem o impulso que falta para esta tragédia. 

Na realidade, nada pode ser comparável ao que o governo anterior fez com a educação pública neste país. Com todos os atropelos, estamos saindo, de fato, das trevas para enxergar uma luz, mesmo que sem grande luminosidade ainda, no fim do túnel. As distorções e injustiças no serviço público brasileiro é obra de décadas. É preciso ter essa dimensãodo problema. Não se sabe, por exemplo, se, quando os professores receberam aumento diferenciados eles se preocuparam com os servidores administrativos dessas instituições, exigindo isonomia ou o mesmo tratamento.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário