pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Tentativa de golpe é frustrada na Bolívia. Ficam as lições.
Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Editorial: Tentativa de golpe é frustrada na Bolívia. Ficam as lições.



Ainda não nos aprofundamos sobre a engrenagem mais amplas ou os "incentivos de fora" que moeram mais uma tentativa de golpe de Estado na Bolívia. Os ingredientes internos são conhecidos, e igualmente preocupantes, pois, até recentemente, o país atravessou uma dessas ondas autoritárias, com reflexos nefastas para o país, como a perseguição explícitas à minorias étnicas, destruição de bibliotecas e outras aberrações do gênero, típicas dos ingredientes que alimentam hoje esses novos golpes de Estado encetados no continente, que, quase sempre, agregam alguns componentes de natureza fascista.  

No Brasil, em nome dos interesses republicanos, democráticos, o mais prudente seria uma despolitização ampla, geral e irrestrita das Forças Armadas. Mesmo com os danos institucionais da experiência anterior do Governo de Jair Bolsonaro, que resultou, entre outras mazelas, no 08 de janeiro, o Governo do PT parece que não dimensionou corretamente o problema. No caso da Bolívia, o general golpista, José Juan Zúñiga era o comandante do Exército, que havia sido indicado pelo presidente Luís Arce. 

Afastado do cargo por declarações contra Evo Morales, resolveu golpear as instituições democráticas do país. Felizmente, com o apoio da população, o golpe foi abortado e o general encontra-se detido. Ficam as lições para o Brasil, onde tal possibilidade, infelizmente, sempre esteve no escopo das opções de alguns atores.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário