As hordas bolsonaristas estão ocupando as redes sociais para convocarem uma nova mobilização para o dia 09\06, na Av. Paulista, com concentração no MASP. Desta vez estão sendo solicitados doações de alimentos para os desabrigados do Rio Grande do Sul, assim como liberaram os cartazes pedindo o impeachment do presidente Lula e do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. As últimas grandes concentrações organizadas pelos bolsonaristas mais recentemente haviam se pautado por uma conduta que se poderia configurar como não tendo extrapolado o figurino de uma mobilização dentro do escopo democrático, o que são muito bem-vindas. Democracia é isso mesmo.
Não é porque é do adversário que necessariamente não prestam ou não são bem-vindas, como advogam alguns. O ranço da dificuldade de convivência com o oposto ou com o contrário, quase sempre, descamba para regimes autoritários, seja de extrema-direita, seja de esquerda. No próximo dia 06 de outubro teremos o primeiro turno das eleições municipais de 2024. Estamos relativamente próximos ao pleito. Convinha, portanto, manter esse alinhamameto de prudência, dentro do escopo democrático.
Quando se abre espaço para a exibição de cartazes, pode se esperar de tudo. Certamente, a realização do evento dentro do ordenamento democrático será quebrado, uma vez que teremos por aqui xingamentos, ofensas, ilações, os surrados pedidos de intervenção, que, em alguns casos, se contrapõem à legalidade. Curioso que, desta vez, existe alguns atores bolsonaistas envolvidos na convocação mais entusiasmados do que o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário