No Recife, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva praticamente deixou claro que acompanhará o projeto de reeleição do prefeito João Campos(PSB-PE), independentemente de indicar o nome para compor a sua chapa, na condição de vice, conforme o PT local havia pleiteado. Não havia outra alternativa. Simples assim. Encaracolado, com dificuldades por todo o Brasil, o PT não poderia, sequer, pensar em deixar de apoiar um nome competitivo, com condições reais de continuar à frente do Palácio Capibaribe.
Uma das últimas pesquisas de intenções de voto sobre as próximas eleições do Recife, realizada pelo Instituto Intel\Atlas\CNN, o prefeito João Campos(PSB-PE) cravou 51% ante os 21% do candidato representante do bolsonarismo no Estado, o ex-Ministro do Turismo, Gilson Machado(PL-PE). Na semana passada a Deputada Estadual Dani Portela(PSTU-PE) licenciou-se de suas atividades na ALEPE para integrar-se de corpo e alma na campanha pela Prefeitura da Cidade do Recife. Em princípio, chegou-se a sugerir que o próprio Palácio Capibaribe poderia está estimulando a candidatua da pesolista, entendendo que ela não representaria nenhuma ameaça ao projeto de reeleição de João Campos, posto que seu eleitorado, na hipótese de um segundo turno, tenderia, naturalmente a votar em João Campos, numa opção clara pelo antibolsonarismo.
Há aqui, no entanto, algumas questões que precisariam ser melhor analisadas, tanto em relação às expectativas de crescimento da candidatura de Dani Portela, quanto em relação à candidatura do bolsonarista Gilson Machado, que, pode sim, angariar a simpatia de um eleitorado conservador, não necessariamente tão identificado com o bolsonarismo. Aliás, é nisso que ele aposta. Em resposta aos receios de João Campos em deixar na prefeitura um nome do PT, que, por diversos motivos, jamais teria a sua estrita confiança, um morubixaba do PT local informou que ele não teria nada a temer em deixar a prefeitura com um nome do partido.
Por outro lado, o que o prefeito João Campos poderia temer com a candidatura de Dani Portela e do bolsonarista Gilson Machado? São essas questões que avaliamos em nosso perfil da plataforma Privacy, que pode ser acessado e assinado pelo link. Neste perfil, você encontrará informações atualizadas sobre a conjuntura política nacional e estadual, neste momento, com ênfase sobre as próximas eleições municipais. Assine para manter-se inteirado sobre o que ocorre nos "escaninhos", nas "coxias", com uma análise precisa dos fatos, algo que você só encontra por aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário