pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Saiu mais uma pesquisa sobre a disputa pela Prefeitura de São Paulo.
Powered By Blogger

terça-feira, 25 de junho de 2024

Editorial: Saiu mais uma pesquisa sobre a disputa pela Prefeitura de São Paulo.



Entre os dias 19 e 24 deste mês, os pesquisadores do Instituto Paraná Pesquisas saíram a campo para saber quais as intenções de voto do eleitor paulistano, tomando como parâmetros as próximas eleições municipais de outubro. O caldeirão político naquela praça, como é do conhecimento dos leitores, passa por um momento de constante ebulição. Até recentemente, por exemplo, a polêmica se deu em relação à definição do nome do coronel Mello, ex-Rota, para compor a chapa do prefeito Ricardo Nunes, que disputa a reeleição. 

A definição pelo nome de Mello, já confirmado, envolveu amplas negociações com os partidos que formam a frente de sustentação da candidatura - num total de 12 grêmios partidários - com respingo, inclusive, sobre a sucessão na Câmara dos Deputados, em Brasília. Mas, voltemos à São Paulo. Por ali, mais uma vez, o Paraná Pesquisas aponta o equilíbrio de forças e a polarização da disputa, ainda concentrada nos candidatos Ricardo Nunes e Guilherme Boulos, nome que conta com o apoio do Palácio do Planalto. 

Nesta pesquisa, Ricardo Nunes aparece à frente, mas ainda dentro da margem de erro do instituto, calculado em 2,2 P.P. A entrada do coach Pablo Marçal e do apresentador José Luiz Datena na disputa produziu alguns rearranjos na dinâmica competitiva entre os dois principais competidores, mas nada suficiente, ainda, para alterar esse quadro. Um dos fatores de mudança, conforme já havíamos discutido por aqui, foi o de atirar de uma vez Ricardo Nunes nas cordas do bolsonarismo mais radical, pois um dos novos postulantes não esconde de ninguém sua simpatia pelo bolsonarismo.  

Até os correligionários de Nunes advogam que o coronel Mello não teria  votos. Discordamos dessa tese e aprofundamos essa discussão em nosso perfil na plataforma Privacy, que pode ser acessado e assinado pelo link. A partir de hoje e pelos próximos meses, até o dia 06 de outubro, vamos focar nessas eleições municipais, embora o assinante também terá acesso às análises de conjuntura da política nacional, que caracteriza este blog. Em termos de números, Nunes aparece pontuando com 28,5%, enquanto Boulos crava 25,9% das intenções de voto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário