pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Tarcísio de Freitas é o nome do campo de direita às eleições presidenciais de 2026.
Powered By Blogger

terça-feira, 1 de abril de 2025

Editorial: Tarcísio de Freitas é o nome do campo de direita às eleições presidenciais de 2026.



Praticamente todos os dias surgem pesquisas novas sobre a popularidade de Lula - ainda em queda livre - assim como sua performance quando comparado a outros nomes que poderão disputar as eleições presidenciais de 2026. A última delas é a do Instituto Paraná Pesquisas, que aponta vantagem do ex-presidente Jair Bolsonaro e de sua esposa, Michelle Bolsonaro , sobre Lula, no distrito federal. Se preparando para pacificar o PT e habilitar-se a uma candidatura a deputado federal nas próximas eleições de 2026 - algo que já preocupa alguns setores do PT, que acredita que tal candidatura poderia não ajudar uma eventual disputa de Lula à reeleição - José Dirceu tem se exposto um pouco mais e, hoje, há uma matéria onde ele afirma a necessidade de organizar as forças do campo progressista e faz um diagnóstico: o governador Tarcísio de Freitas é o nome do campo conservador para as eleições de 2026. 

Em tese, a direita está bem melhor representada neste sentido. Há, na realidade, excesso e não falta de alternativas. Jair Bolsonaro ainda não entregou os pontos em relação ao assunto; Ronaldo Caiado lança sua pré-candidatura no próximo dia 04, em evento na Bahia; Ratinho Junior já convocou uma reunião com o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro para tratar das eleições de 2026. Ratinho Júnior tem sido estimulado pelo seu partido, o PSD. Nem precisamos informar por aqui sobre as imensas dificuldades políticas e jurídicas de viabilizar o nome de Bolsonaro para a disputa presidencial de 2026. Neste sentido, é compreensível que esteja ocorrendo tal movimentação dessas placas tectônicas entre os conservadores. Movimento que, aliás, procura construir uma plataforma política mais moderada, sem o radicalismo identificado com o bolsonarismo raiz. É curiosa essa tendência, observada inclusive no PL. 

O governador Tarcísio de Freitas tem se pronunciado de forma mais "natural" sobre uma eventual candidatura presidencial ainda em 2026. Dias desses, talvez num ato falho, um dos seus partidários lançou o nome do atual Presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado, do PL,  ao Governo do Estado em 2026. É como se ele já soubesse que Tarcísio de Freitas não disputaria a reeleição. A centrífuga conservadora mói em torno de sua candidatura e isso é como cavalo selado. Em 2030 as nuvens são outras, como advertia a raposa mineira Magalhães Pinto. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário