pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Caixa Econômica de porteira fechada para o Centrão.
Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Editorial: Caixa Econômica de porteira fechada para o Centrão.


Durante uma entrevista concedida a um grande jornal, o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira(PP-AL), confirmou os detalhes de ajustes dos acordos políticos que estão sendo costurados entre o Centrão e o Governo Lula. Ao anunciar a minirreforma ministerial - mantida em banho maria durante meses - nenhum martelo foi batido em relação à Caixa Econômica Federal. Nos bastidores, no entanto, sabia-se que o banco entraria na cota do PP, consoante os acertos em andamento. Neste entrevista, Lira confirma que o PP ficará com a Presidência e mais 11 diretorias, que serão rateadas entre os integrantes do agrupamento político. 

É curioso que, geralmente reticente em fechar questões definitivas nesses acordos - sempre tratando-os como algo pontual e provisório, consoante as circunstâncias políticas específicas - Lira agora admite que o PP, de fato, poderá integrar a base do Governo, consoante esses últimos acertos. Ainda não se sabe se ele combinou com o senador Ciro Nogueira ao fazer tal afirmação. O dirigente da legenda já afirmou que o partido não irá integrar a base governista. Conversas com Lula ele só deseja em 2026, quando das próximas eleições presidenciais. Lula aposta no blefe, pois, segundo sua filosofia, nenhum político resiste a cargo. 

Nem precisamos aqui entrar nas "sutilezas" do que signifca entregar a presidência de um banco estatal para o Centrão. Que os contribuintes preparem os bolsos e o Governo, pos sua vez, assuma o ônus do desgaste político produzido com tal concessão. Esta conta do Governo com o Centrão é alguma coisa que não bate nunca. Já se especula sobre mais um desmembramento de ministério, o que elevaria seu número para 39, o mesmo da era Dilma Rousseff. A promessa sempre foi no sentido de reduzi-los.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário