pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Segundo Mauro Cid, Bolsonaro consultou militares sobre um golpe de Estado.
Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Editorial: Segundo Mauro Cid, Bolsonaro consultou militares sobre um golpe de Estado.



A CPMI dos Atos Antidemocráticos do 08 de janeiro passa por um momento delicado. A corda está muito esticada entre os parlamentares do Governo e da Oposiçao; os prazos de encerramentos dos trabalhos estão se expirando; e, somado a isso, existe uma clara indisposição com o Poder Judiciário, depois das últimas decisões do STF, no sentido de permitir que os convocados possam não comparecer às audiências públicas. Mas, diante do que está sendo divulgado pela imprensa no dia de hoje, 21, a presença do ex-ajudante de ordens da Presidência da República, Mauro Cid, naquela comissão, torna-se imprescindível. 

Não para falar sobre as joias, mas sobre algo diretamente vinculado ao objeto dos trabalhos daquela comissão, ou seja, as tratativas do plano de golpe de Estado que estava em andamento. Segundo essas fontes, o tenente-coronel confirmou, em seu depoimneto à Polícia Federal, que o ex-presidente Jair Bolsonaro teria consultado os militares sobre um golpe de Estado. Um dos comandantes militares teria, inclusive, disponibilizado suas tropas para o intento. Aquele mesmo que adiou, o quanto foi possível, receber o futuro Ministro da Defesa do Governo Lula. 

Sobre a aparentemente "inocente" minuta do golpe, Mauro Cid teria declarado que o ex-presidente a recebeu de um dos seus assessores. As revelações dimensionam a encrenca em que o Governo Lula está metido, quando se discute, por exemplo, a necessidade de uma ampla reforma entre os militares, com o propósito de desmontar esses dispositivos. Pelo andar da carruagem política, a esponja da permeabilidade de um golpe de Estado entre os militares brasileiros estava bastante encharcada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário