pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Lula em Cuba. Os ataques dos Bolsonaristas.
Powered By Blogger

sábado, 16 de setembro de 2023

Editorial: Lula em Cuba. Os ataques dos Bolsonaristas.



Não é preciso ser bolsonarista ou petista para compreendermos que a Ilha de Cuba não vive um bom momento, seja do ponto da vista da economia, seja do ponto de vista das liberdades individuais ou coletivas, um problema, aliás, inerante às experiências de socialismo real em todos os continentes do planeta. Antes de deixar o plano terrestre, o filósofo-político italiano Norberto Bobbio, já chamava a nossa atenção para o problema de se resolver a equação igualdade\liberdade sob a égide de um regime socialista. 

Nos últimos anos, algumas mobilizações de ruas foram veementemente repremidas pelo regime, assim como existem inúmeros presos políticos, acusados de contra-revolucionários. De fato, há problemas de abastecimentos de alguns itens básicos na ilha, em sua maioria como resultado do estrangulamento econômico imposto pelo embargo, que já dura mais de seis décadas. Como se sabe, Cuba exerce um verdadeiro fascínio na esquerda brasileira, desde as heróicas batalhas travadas pelo Movimento 26 de Julho, nas densas florestas da Sierra Maetra. 

O socialismo, ninguém tem dúvida sobre isso, trouxe grandes avanços sociais para o país, seja no que diz respeito à reforma agrária, na assistência à saúde da população, assim como em relação à educação, universal, gratuíta e de excelente qualidade. Um colega professor sempre nos chama muito a atenção para aquilo que seria a essência do projeto socialista: a segurança alimentar da poulaççao, que vivia à míngua antes da Revolução, enquanto uma elite privilegiada esbanjava nos cassinos.  Pode ser que não tenhamos por lá os itens que estavam listados nas licitações, sob suspeição, da Intervenção no Rio, como camarão, presunto parma ou torta holandesa, mas, certamente, teremos um pirãozinho com arroz, acompanhado de um suco de fruta e alguma proteína animal. Com um detalhe crucial: para todos.

As hordas de bolsonaristas espalhadas pelas redes sociais estão em polvorosa com a visita do presidente Lula àquele país. A reação só se compara à visita do presidente Nicolas Maduro, da Venezuela, à Brasília. Para incendiar o debate, Lula ainda foi infeliz em sua fala, ao se referir ao tema polêmico da regulamentação das redes sociais. Isso em discurso minuciosamente preparado por seus assessores. O governo não vai bem de comunicação, conforme enfatizamos no dia de ontem, o que talvez explique um pouco a perda de popularidade aferida pela pesquisa do Instituto Datafolha.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário